Ícone do site Revista Direcional Escolas

Colégio Albert Sabin oferece aulas de robótica a alunos do Ensino Fundamental 2 como atividade extracurricular

Com o objetivo de criar oportunidades para a vida e oferecer uma excelente formação acadêmica e humanística a todos os seus alunos, o Colégio Albert Sabin (zona oeste de São Paulo) disponibiliza programas específicos que lhes possibilitam desenvolver e aprimorar diferentes habilidades e competências.

Por contemplar atividades extracurriculares esportivas e culturais, que cumprem uma função inestimável na formação global do indivíduo, o Programa Sabin+Esportes&Cultura ocupa um lugar de destaque entre os diferenciais do Colégio. Além de disponibilizar, sem acréscimo no valor da mensalidade, 11 modalidades esportivas, o programa também conta com aulas de Teatro, Coral, Xadrez, Espanhol, Oficina de Arte, Projeto Voluntariado, Robótica e Empreendedorismo, sendo que estas duas demandam a aquisição de material didático.

A aula de Robótica, oferecida aos jovens do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, tem periodicidade semestral e é realizada em parceria com a ZOOM, empresa brasileira que representa a LEGO® Education com exclusividade no País. Durante as aulas, os alunos utilizam um material didático do programa LÍDER, que emprega a robótica educacional como ferramenta de aprendizagem para proporcionar, em um contexto tecnológico, o desenvolvimento de competências em liderança e empreendedorismo.

O que a Robótica ensina

De acordo com o assessor de tecnologia educacional do Albert Sabin, Paulo Fontes, “as aulas de Robótica contribuem para que os alunos desenvolvam qualidades pessoais e aprendam a tomar decisões, elaborar projetos, cooperar e participar de uma atividade coletiva, partilhando liderança. Ao cumprir as etapas propostas pelas aulas e trabalhar essas habilidades e capacidades, os jovens acabam adquirindo competências que são essenciais para a vida toda”.

O professor complementa ainda que, assim como as demais atividades do Programa Sabin+Esportes&Cultura, o valor da aula de Robótica pode ser notado em quatro aspectos da formação dos alunos: físico, emocional, cognitivo e social. “Além de ampliar seu repertório, desenvolver habilidades motoras, o raciocínio lógico e a aptidão para elaborar estratégias a fim de enfrentar desafios, os jovens fortalecem a sociabilidade, a competência para lidar com vitórias e derrotas e o respeito ao outro e às diferenças”, conclui Paulo Fontes.

Sobre o programa LÍDER

Composto por aventuras repletas de desafios e enigmas, que são contadas por meio de histórias em quadrinhos, o LÍDER é fundamentado na metodologia LEGO® Education, que promove o desenvolvimento da criatividade, do trabalho em equipe, da ética e da cidadania, além de fortalecer o relacionamento entre os estudantes.

Segundo o professor Paulo Fontes, do Sabin, essa metodologia contempla quatro fases: contextualizar, construir, analisar e continuar. “Na primeira, os alunos relacionam os conhecimentos que já possuem com os que estão aprendendo. Depois, participam do aprendizado ativo, que envolve a construção física de modelos a partir do uso da tecnologia. Na fase de análise, em que são estimulados a pensar como funcionam suas montagens, eles experimentam, observam e corrigem possíveis erros, a fim de validar seus projetos. Por fim, eles precisam utilizar todos os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores para resolver uma situação-problema proposta pelo professor”, explica.

Sobre o Colégio Albert Sabin

O Colégio Albert Sabin, localizado no Parque dos Príncipes, zona oeste de São Paulo, conquistou a 10ª posição na cidade de São Paulo no ENEM 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio), sendo um dos melhores da capital. Fundado em 1993, tem como proposta educar desenvolvendo a personalidade por meio de ações pedagógicas dinâmicas, permanentemente atualizadas e humanistas, com o objetivo de formar cidadãos globalizados e capazes de contribuir para a evolução da sociedade. Para isso, estabeleceu quatro eixos que atendem o desejo de ensinar por meio de oportunidades: qualidade de vida, fluência em um segundo idioma, condições de acesso ao Ensino Superior e encantamento de pais e alunos. Seus diferenciais vão desde as amplas atividades extracurriculares, como futebol, basquete, handebol, voleibol, natação, balé, ginástica artística, judô, xadrez, teatro em português e em inglês, coral e línguas estrangeiras, até as atividades baseadas na conscientização da cidadania e da importância de cada um na contribuição para o progresso da sociedade. Mais informações: albertsabin.com.br