Durante quatro dias, os corredores da Escola ficaram repletos de estudantes ávidos por decidir seu futuro através de várias atividades ligadas ao universo acadêmico e ao mercado de trabalho. Tudo começou no dia 16 de junho, com a apresentação da peça ‘Despertando para Sonhar’, encenada pelo Teatro Grupo Jovem, e que narra a história do jovem Ícaro, que empreende uma caminhada que o faz refletir sobre seus sonhos, expectativas, projeto de vida etc, seguido de um bate-papo com os alunos.
O dia seguinte foi dedicado à Feira de Faculdades, com a presença de representantes de importantes instituições de ensino. E a abertura dos dois dias da Jornada tiveram as palestras de Alex Szapiro, presidente da Amazon no Brasil, e Marc Kirst, do PROVE. E elas foram seguidas de apresentações de expoentes em suas áreas de atuação, como Andrea Bisker, da WGSN; Carole Crema, La Vie em Douce; Clarissa Grunberg, da TAM; Claudio Kalim, da agência África; Heni Ozi Cukier, internacionalista; Daniel Baptista, do Hospital Veterinário Rebouças; Eduardo Alcalay, sócio-diretor da GP Investments; os especialistas em Tecnologia Dov Bigio e Gustavo Erlichman; a historiadora Lucia Chermont; o fotógrafo Jairo Goldflus entre outros. Nesse período, eles conversaram com os alunos sobre cursos e mercado de trabalho, junto a formandos das carreiras abordadas, contando suas experiências, e respondendo às perguntas da plateia.
As bancas aconteceram em horários distintos, o que permitiu a participação dos alunos em mais de uma conferência. O objetivo foi o de eliminar quaisquer dúvidas sobre os passos depois do Colégio. Àqueles convictos quanto ao futuro, por sua vez, puderam comparar cursos e consolidar suas escolhas. Foi oferecida uma gama de opções para saciar a sede dos alunos, sedentos por informação e conhecimento.
Para Célia Kovacsik, orientadora educacional do Ensino Médio e coordenadora do evento, a atividade foi muito produtiva. “A Jornada cumpriu seu objetivo que é despertar no aluno, o interesse em conhecer as diferentes profissões e, ao mesmo tempo, olhar para si mesmo e descobrir seus talentos, seus sonhos e, principalmente, tomar consciência de que isso é possível”, afirmou.