No dia 1º de outubro uma importante data é comemorada, o Dia do Idoso. Não apenas nesse dia, mas durante o ano todo, o Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, estimula seus alunos a trocarem experiências com aqueles que mais têm a ensiná-los.
Uma vez por mês, são promovidas visitas dos alunos ao Recanto dos Velhinhos, instituição de amparo à velhice localizada na cidade de Valinhos, interior de São Paulo. Durante as visitas, as crianças conversam e brincam com os idosos, promovendo atividades artesanais, musicais, jogos ou brincadeiras, orientadas por professores de Artes, Educação Física e Música, e sob a supervisão da professora da classe.
Nessa experiência, os dois lados saem ganhando. Ao mesmo tempo em que os idosos recebem carinho, interagem e podem contar e ouvir histórias, as crianças aprendem a importância da cidadania e do respeito ao próximo.
As famílias também ajudam a desenvolver a responsabilidade social com a doação de produtos, como café, arroz, óleo e açúcar, para atender a algumas das necessidades da entidade assistencial.
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.