Projeto inovador oferece curso com foco em metodologias de ensino e experiência prática de monitoria, na qual os alunos são acompanhados por um tutor
Visando dar sua contribuição para a melhoria do ensino no país, o Colégio Visconde de Porto Seguro criou um projeto inovador para a formação de futuros professores. Trata-se do Programa de Residência Docente, inspirado no Referendariat, o curso de formação de professores de alemão.
Com duração de um ano e destinado a universitários do último ano da faculdade ou recém-formados em licenciatura das disciplinas do Ensino Fundamental e Médio, o programa oferece a oportunidade de os alunos atuarem como monitores de um professor do Porto Seguro, que será o seu tutor. Além da prática, eles vão participar de um curso com foco em metodologias de ensino, ministrado por professores dos Currículos Brasileiro e Bilíngue do Colégio.
“A convivência de professores alemães e brasileiros sempre fez com que a reflexão sobre a prática docente acontecesse no Porto”, diz Carlos Nascimento Jr., Diretor Pedagógico Institucional. “Com o programa, conseguimos ter um espaço para discutir essas relações de ensino-aprendizagem, que acreditamos que precisam estar no centro das preocupações do professor de qualquer escola”.
Da teoria à prática
A parte teórica do Programa de Residência Docente será composta por seminários e workshops, realizados uma vez por semana, que vão tratar de temas gerais como planejamento de aulas, preparação de fichas e materiais e avaliação. Também abordarão questões atuais como aplicação de tecnologias digitais e aprendizagem com jogos.
Além disso, as aulas propõem debates acerca de preocupações frequentes, entre as quais como estabelecer combinados em sala de aula e resolver situações de conflito com alunos e familiares. No segundo semestre, a programação segue com discussões específicas das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Inglês.
Lançado em março deste ano, o Programa de Residência Docente é um projeto-piloto, atualmente voltado a quatro professores-alunos. As aulas são abertas também à comunidade de professores do Porto Seguro, o que enriquece a troca de ideias e experiências.
Por uma aula mais ativa
O Programa de Residência Docente tem uma orientação para metodologias e práticas de ensino, baseada no levantamento da National Training Laboratories (Bethel – EUA), que afirma que o aluno aprende mais quando ele atua ativamente, quando interage mais com os pares, com o professor e com o objeto de estudo, com estratégicas diversificadas em sala de aula, e com mais aulas organizadas e produtivas.
A instituição americana afirma, ainda, que os alunos retêm:
– 5% do que eles escutam
– 10% do que eles leem e veem
– 20% do que eles escutam e veem
– 30% do que eles observam e do que lhes é demonstrado
– 50% do que eles podem discutir entre si
– 75% do que eles podem aplicar quando são ativos
– 90% do que eles ensinam ou explicam para os outros
Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro
Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.