A Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Campinas recebe nesta terça-feira, 7 de abril, representando a Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, o especialista e professor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas, docente do curso de Administração, Luciano Assis. Ele irá apresentar a atuação da Instituição em Campinas e os principais projetos sobre inovação. A reunião é aberta ao público e a todos os interessados. Agendada às 14h, ocorrerá no “plenarinho” da casa, que tem acesso pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66 – Ponte Preta.
O Mackenzie é a próxima instituição a participar da reunião ordinária da Comissão de Ciência e Tecnologia, que se reúne mensalmente para discutir propostas ligadas ao setor, bem como, projetos de lei que estão tramitando na Câmara nesta área ou ideias que possam virar projetos para estruturar o setor.
O representante fará uma breve apresentação da instituição, falando também sobre projetos voltados para a área de C&T e inovação, bem como contribuições para o município avançar no setor ou mesmo demandas legislativas, para que a comissão possa dar andamento, seja a nível municipal, estadual ou federal. A comissão está aberta para ajudar o segmento no que for necessário para sua efetiva expansão, inclusive para definir uma política pública de longo prazo para o setor.
Luciano Assis é sociólogo formado pela Unicamp, professor de Princípios de Empreendedorismo, Criação de Negócios Inovadores e Sociologia das Organizações na Universidade Presbiteriana Mackenzie. No cenário de C&T, atua no ecossistema de Campinas desde 1998, como diretor adjunto do Núcleo Softex Campinas. É especialista em gestão estratégica de empresas de software e presta consultoria em plano de negócios, planejamento de marketing, estratégia empresarial e gestão da inovação.
Presidida por duas gestões consecutivas pelo vereador André von Zuben, a Comissão de Ciência e Tecnologia ganhou nova dinâmica desde 2013. Nas reuniões mensais, passou a realizar debates públicos e a ouvir os principais representantes da área e suas propostas.
Desde então, a Comissão ouviu diversas instituições, entre elas, a Fundação Fórum Campinas, Ciatec, IMA, Softex Campinas, Associação Campinas Startups, IAC, ITAL, Unicamp, PUC Campinas, entre outros. “Estamos realizando uma série de visitas e consultas com a finalidade de estruturar um plano para fortalecer a vocação de Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade”, disse o vereador. Em 2014, o vereador priorizou ouvir os membros do recém instalado Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, outra conquista importante da atuação deste vereador a frente da comissão. Em 2015, está ouvindo outros atores importantes do ecossistema.
Sobre a Universidade Mackenzie Campinas
A Universidade Presbiteriana Mackenzie, soma mais de 100 anos de história. Como toda universidade particular, sua vocação prioritária é o ensino e a extensão. Em todos os campi são inúmeras especialidades, tendo especial tradição em Campinas, os cursos de Administração, Direito e Engenharia Civil e de Produção.
Desde a década de 1990 vem intensificando sua atuação científica, promovendo a pesquisa em todas suas áreas de atividade. Recentemente notabilizou-se por seus investimentos em pesquisa em nanotecnologia do material Grafeno, que apresenta perspectivas de inovação para o país.
O campus de Campinas é relativamente novo. Há perspectivas de ampliação para os próximos anos, inicialmente com mais engenharias. Com sua vocação em ensino, sua contribuição para inovação para a cidade de Campinas e se concentra inicialmente na formação de profissionais com perfil empreendedor. Está em processo de implantação no campus, a formatação de um projeto transdisciplinar de formação em empreendedorismo que abarcará todas as graduações.
Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segunda a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.