Planejando para a ação
Uma das habilidades de quem exerce a liderança na escola é saber como ajudar a equipe a cooperar na implementação de ações que contribuam para a melhoria da aprendizagem dos alunos. A elaboração do plano de ação deve acontecer coletivamente e partindo dos itens abaixo:
R E M A R
Realista > As condições existentes na instituição determinam o sucesso da ação. |
Específico > O objetivo e as etapas devem ser concretos e transparentes. |
Mensurável > Os resultados poderão ser quantificados. |
Atraente > Os profissionais se veem como transformadores dos problemas existentes. |
Realização > Plano a ser colocado em prática precisa de credibilidade. |
A avaliação do plano é necessária para um redirecionamento das ações, que não deram certo, mas comemorar também faz parte. Todos os envolvidos no plano de ação precisam conhecer o objetivo alcançado como o problema resolvido e a equipe programar uma comemoração especial para o sucesso de todos.
Uma organização social, tal como a escola, é constituída por uma variedade de forças que se influenciam reciprocamente, definindo, segundo as tendências, uma personalidade. Isto é evidenciado pela maneira como as pessoas agem e reagem através de crenças, valores e modos convencionais.
Essas convergências podem ser destruidoras para o processo educacional. Acredito que a gestão participativa, conforme parâmetros abordados no livro “Mestres da mudança – Liderar escolas com a cabeça e o coração – Um guia para gestores escolares” (Editora Artmed, 2005), possibilita a transformação que a escola precisa.
Pode-se afirmar que com as intervenções realizadas através de um plano de ação, o compromisso dos integrantes da equipe em aprimorar os seus conhecimentos, a coesão interna da escola estabelecida nos interesses dos alunos, a escola atingirá os princípios almejados pelos lutadores da Educação.
Para mais informações:
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