No texto de hoje, vamos abordar como a leitura pode ser uma grande aliada no desenvolvimento socioemocional dos alunos e quais os principais caminhos que a escola pode adotar para desenvolver essas habilidades. Confira!
Qual a relação entre competências socioemocionais e leitura?
Ao ler um livro, nos transportamos para diferentes universos e pontos de vista dos personagens, além de vivenciar emoções variadas. Ler é uma ótima forma de nos colocarmos no lugar dos outros, enxergar diferentes sentimentos e cenários, além de entender melhor uma situação que pode ser parecida com o que vivemos no cotidiano.
Quais as habilidades socioemocionais desenvolvidas com a leitura?
Dessa maneira, a leitura ajuda no desenvolvimento de diversas habilidades socioemocionais, como a empatia, a autonomia, o autoconhecimento, a criatividade e a imaginação.
Esses são alguns dos exemplos já que, a depender do tema de determinada obra, é possível discutir muitas outras habilidades importantes para a preparação do futuro dos alunos.
Se quiser saber mais sobre todas as competências socioemocionais, confira o artigo no blog da Árvore!
Como utilizar a leitura na prática para o desenvolvimento socioemocional?
São diversas as atividades que promovem o desenvolvimento socioemocional dos estudantes, como o clube de leitura e a roda de conversa, que trabalham a escuta ativa e a empatia, e a dramatização ou desenho de determinadas obras, o que permite a vivência de diferentes emoções e cenários, além de trabalhar a criatividade.
Para conferir exemplos na prática, você pode também visitar o post “5 atividades de leitura para desenvolvimento socioemocional”.
Gostou das nossas dicas e conteúdos? Que tal conferir na prática o trabalho da Árvore, a maior solução digital de leitura para escolas do país? Na Árvore, sua escola pode realizar todo o trabalho com competências socioemocionais a partir da leitura. Clique e conheça agora mesmo!