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Conversa com o Gestor – Educar/Educador 2014: Novos rumos para a excelência na educação

Um verdadeiro time de pesquisadores, consultores, professores e coachs de grandes organizações se reúnem para apresentar os caminhos para o desenvolvimento da gestão educacional, durante a Educar/Educador e Bett Brasil 2014.

Desenvolvimento, mudanças, reestruturação, reflexão, diálogo, interação. A educação, inserida dentro de uma grande engrenagem de conhecimento, desde seu ensino de base, apresenta gigantescas mudanças. Com um cenário atualizado e repaginado, o sistema educacional atravessa um período de reestruturação, de novos caminhos e maneiras de observar métodos de ensino, formação pedagógica, aparecimento de meios digitais em sala de aula e até mesmo a maneira como são ministradas as aulas – e como reflete na recepção do aluno.

O Centro de Exposições Imigrantes, localizado na região sul de São Paulo, recebeu entre os dias 21 e 24 de maio, a feira Educar/Educador 2014. O evento, que chegou à sua 21ª edição este ano, foi realizado em conjunto com a Bett Brasil, uma das maiores feiras de produtos e tecnologia educacional do mundo, realizado há mais de 30 anos em Londres, Inglaterra. Com a temática central: “Uma Verdadeira Imersão para a Excelência em Educação. Que Rumo Seguir?”, o evento propôs uma reflexão consistente para a gestão pública e privada na educação, tendo como base palestrantes nacionais e internacionais, atividades de capacitação, compostas por painéis, talk shows, mesas de debates e workshops durante os quatro dias da feira.

Logo, a Educar/Educador e Bett Brasil, alçou-se à condição de evento educacional mais relevante da América Latina e um dos mais completos do mundo. Em seus quatro dias de evento, reuniu mais de 20 mil pessoas, superando os números de 2013. “Foi um evento fantástico pela oportunidade de compartilhamento de experiências de líderes renomados, e a sinergia entre conteúdos em diversos níveis e formatos com as mais variadas plataformas, produtos e serviços do mais alto nível, que contribuem de forma ímpar para o desenvolvimento do mercado educacional como um todo”, afirmou José Papa Neto, diretor Top Right Group no Brasil, empresa que produziu o evento.

Cobrindo o segmento educacional de ponta a ponta, o evento contou com a participação de importantes lançamentos nacionais e internacionais de produtos e serviços, apresentando sistemas educacionais, além de diversas inovações para a educação integrada à tecnologia. Com mais de 11 mil m², cerca de 300 empresas participaram do evento, exibindo seus lançamentos no segmento.

Além da feira, os auditórios espalhados pelo Centro de Exposições recebiam simultaneamente seminários de formação pedagógica através de seis congressos: Educador; Educador Management; Avaliar; Infância e Cia; Profitec; Educação e Tecnologia. Com representantes de grande relevância do cenário educacional, os conteúdos marcaram um importante avanço no diálogo e interação entre professores, gestores escolares, ONG´s e demais representantes de empresas do setor, totalizando mais de 230 atividades. Entre os renomados especialistas, destaque para os brasileiros Mario Sergio Cortella, Augusto Cury, Cesar Nunes, Eduardo Shinyashiki, Emília Cipriano, Maria do Pilar Lacerda, os portugueses José Pacheco e Antonio Nóvoa, os italianos Domenico de Masi e Mauro Maldonato, e os americanos Brian Perkins e Ricky Cohen.

A Educar/Educador, a cada edição, apresenta novas discussões, propostas e debates em diferentes áreas educacionais. Propondo novos rumos e ideias para a excelência no âmbito educacional. Com tantas alterações no ciclo escolar e mudanças sociais, culturais e digitais, como prever uma excelência educacional? E, além disso, como instigar o aluno a participar cada vez mais do aprendizado diário?

CRIATIVIDADE, ORIGINALIDADE E QUALIDADE

Nos últimos 10 anos, alguns debates embarcaram através das salas de aula sobre os variados métodos de ensino e suas funcionalidades. Essa possibilidade de diálogo aponta, para este século, uma gama enorme de transformações e pluralidades, dominando muitos métodos para se trabalhar. Constatando que cada sala de aula é um micro universo cultural diferente, com características únicas, certas atividades podem ser absorvidas de maneira positiva em uma turma e outras não.

O psicopedagogo e mestre em educação Max Haetinger, que ministrou a palestra “A Diferença, a Criatividade e a Originalidade: Como valorizar o professor que inova”, durante esta edição da Educar/Educador 2014, acredita que a criatividade, originalidade e o teor diferente e inovador são as grandes qualidades da atualidade. “A principal qualidade do inovador é produzir diferenças usando a criatividade. A criatividade é uma valência humana, mas só aparece quando é desenvolvida na escola. Mas a grande questão é: como desenvolver?”, indaga Max.

O conjunto de técnicas associadas ao conhecimento, a valorização do pensamento curioso e a imaginação, “movimentam a pedagogia da pergunta, trabalhando em coletivo, pois vivemos em um mundo da cooperação, da troca e coleta de dados”, afirmou Max, citando o célebre educador brasileiro Paulo Freire: “Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”.

E dentro desse complexo processo de ensino-aprendizagem, o professor, o mestre, acaba sendo um exemplo a ser seguido, já que a “psicologia destaca que a influência positiva torna-se um exemplo a ser seguido dentro da mente de uma criança”, salienta o psicopedagogo. Exemplo esse, adquirido tanto na escola como em seu círculo familiar. E trazer esse aluno à sala de aula com sede de aprendizado, nem sempre é uma tarefa fácil, já que os meios digitais aparecem de maneira mais sedutora. “O professor tem quem ser motivador, pois a sala de aula, hoje, é pequena para o tamanho do mundo lá fora. Usar a tecnologia em sala de aula é de extrema importância, ir além e consumi-la conforme a necessidade de cada educador. Os aparelhos facilitam, mas não são disparadores, não são eles que fazem o aluno aprender e sim como o professor os utiliza em sala de aula”, dispara Max.

O especialista acredita que o pensamento mais importante na atualidade é compreender que essa escola criativa se pressupõe no momento em que o saber se multiplica. “Nesse século o livro não é uma referência de saber, pois o ensino está repaginado e é preciso afirmar essa reestruturação”. O movimento que se motiva é fluído e está em constante transitoriedade, pois os conceitos atuais são mutáveis. O saber está em uma extensão plena, sem fronteiras.

Segundo Max Haetinger, as três grandes qualidades do professor resumem-se em: ter atitude, uma marca e encantar. “Se a tecnologia é encantadora, o professor também pode encantar”. Modificar as aulas incessantemente, planejar as aulas com determinado tempo e, sem dúvida alguma acreditar em si. “Nesse momento de transição, entre o mundo mecânico e o digital, nós somos os profissionais que estamos fazendo essa virada”, finaliza.

Redescobrir os valores, identificar o papel da nova escola e ensinar de maneira dinâmica e profunda, onde a questão de identidade cultural atinge não só a dimensão individual, mas classe dos educandos, é essencial a uma prática que busca uma qualidade educativa. Contribuindo, assim, de maneira positiva e promissora.

LANÇAMENTOS EDUCACIONAIS

Sem dúvida alguma a palavra-chave da vez é: tecnologia. Conteúdo multimídia, ebooks personalizados, interatividade e plataformas digitais são os temas centrais. Destacamos algumas novidades expostas na feira: Google for Education – para a educação, o Google fornece diversas tecnologias gratuitas que ajudam a melhorar o aprendizado para qualquer usuário, em qualquer lugar. Trabalhe, compartilhe e aprenda junto com dispositivos acessíveis e plataformas familiares – para escolas, universidades e até mesmo países.

A Pearson, líder mundial no desenvolvimento de soluções para a educação, exibiu uma sala de aula inovadora. Com o tema “A sala de aula como ela é”, aulas interativas com laboratórios virtuais, aula de inovação e estímulo à criatividade e ensino bilíngue foram ministradas para alunos de escolas parceiras do Sistema de Ensino COC, Dom Bosco, Pueri Domus e NAME (Núcleo de Apoio a Municípios e Estados). “A sala de aula como ela é exemplificará diferentes abordagens pedagógicas que podem ser desenvolvidas nas escolas, seja por meio de materiais impressos, digitais, ou de ambos, considerando o perfil dos estudantes e da comunidade em que vivem”, afirmou Giovanni Giovannelli, presidente da Pearson Brasil.

A Editora Positivo mostrou um projeto com soluções de tecnologia educacional, chamado de “Empreendedorismo – Construindo uma Casa”. O desafio foi para os alunos pensarem em plantas de casas para famílias com diferentes perfis socioeconômicos. No estande, as melhores soluções arquitetônicas saiam da tela do computador e se transformavam em maquetes por meio de uma impressora 3D.

A empresa global AirTight Networks, especializada em redes sem fio de alta segurança, apresentou pela primeira vez no Brasil a sua nova plataforma de rede wireless de banda larga criada especialmente para garantir às escolas uma rede de acesso wireless capaz de trafegar conteúdos multimídia que podem ser explorados tanto pelos computadores fixos (pertencentes à instituição de ensino), quanto por notebooks, tablets e smartphone trazidos pelos alunos. “Queremos apresentar um novo conceito de utilização dos dispositivos de estudantes e professores, inclusive em sala de aula, no qual esses aparelhos poderiam auxiliar os estudantes no processo educativo, seja acessando apostilas, interagindo com o professor ou respondendo exercícios”, destaca Fernando Neves, presidente da Airtight Brasil.

Utilizando soluções multiplataforma, o Grupo Binário oferece serviços para executar projetos de infraestrutura e redes IP e wireless, mobilidade, suporte técnico 24×7 e capacitação para equipes internas de tecnologia. Estes permitem que as instituições adotem recursos digitais de aprendizagem, como ambientes multimídia, conteúdos em formato digital, acervos de bibliotecas digitais, fóruns e cursos de ensino à distância, além de integrar dispositivos móveis (tablets e smartphones) dos professores e alunos ao ambiente educacional.

O Sistema de Ensino Objetivo possibilita ao estudante aprimorar o que aprendeu em sala de aula ou, no caso do ensino superior, usufruir realmente de um ensino a distância de qualidade. Para tanto, toda essa tecnologia está organizada em estruturas computacionais gerenciadas por bancos de dados, assegurando que os conteúdos programáticos sejam distribuídos de maneira sistêmica e controlada, e que possam ser utilizados em qualquer dispositivo móvel.

A star up Arkos apresentou aos visitantes do evento seu projeto digital inovador de incentivo à leitura. Trata-se de uma plataforma que utiliza o conceito de ramificação para motivar as crianças a incorporar o hábito de leitura em suas vidas. O diferencial da ferramenta é unir tecnologia e diversão. O portão foi desenhado a partir de práticas comuns em jogos, como pontuação, rankings, níveis, medalhas e adesivos virtuais, entre outros. Os alunos são motivados a responderem perguntas sobre o conteúdo das obras. A competição acontece entre grupos da mesma escola ou entre escolas diferentes e são acompanhadas pelos professores.

MATERIAIS PEDAGÓGICOS E METODOLOGIAS

A Escola da Inteligência, programa educacional para melhora da aprendizagem, apoio no desenvolvimento da autoestima e do caráter dos alunos e combate ao bullying e a violência, participou do evento demonstrando sua metodologia. Fundamentado na Teoria da Inteligência Multifocal, desenvolvida pelo Dr. Augusto Cury, o programa visa implementar nas instituições de ensino o desenvolvimento da inteligência, das emoções e do comportamento saudável dos alunos. “O programa veio para prepará-los emocionalmente no âmbito familiar e social, cujos resultados terão reflexos na formação da personalidade, aprendizagem e futuramente no mercado de trabalho”, conta Camila Cury, Diretora Presidente da Escola da Inteligência.

Com bate-papos, oficinas e lançamento de pós-graduação à distância, a DSOP Educação Financeira participou do evento com o objetivo de promover uma reflexão sobre as instituições de ensino serem cobradas a formar alunos-cidadãos, autônomos, com visão crítica e capazes de realizar projetos individuais e coletivos. “Isso significa que esse tema não é um modismo, e sim um novo desafio global, já que as economias têm sofrido rápidas mudanças, em especial em um país como o Brasil, que, nos últimos anos, tem passado por uma reconfiguração da distribuição de suas classes sociais”, afirmou Reinaldo Domingos, educador e mentor da Metodologia DSOP.

A Abramundo, empresa que produz, desenvolve e implementa metodologias e materiais educacionais para o aprendizado de Ciências no Ensino Fundamental, apresentou o lançamento de dois novos conjuntos de oficinas: Aventura Científica e Descobrindo a Ciência. Cada um desses novos conjuntos de oficinas trata de diversos temas. Dentre eles estão assuntos atuais e presentes no nosso dia a dia como corpo humano, astronomia, ciclo da água, energia elétrica, reações químicas e muitos outros.

A Metodologia Gustavo Borges (MGB), presente em mais 300 estabelecimentos espalhados por 192 cidades de 22 estados do País, marcou presença no evento demonstrando as vantagens das aulas de natação desenvolvidas pelo atleta olímpico. “A metodologia é diferenciada, por oferecer um aprendizado que une capacitação profissional, estrutura e troca de experiência. Esses pilares são fundamentais no negócio e os pais dos alunos sentem confiança em colocar os filhos para nadar com base no método”, revelou Gustavo Borges. “Nosso objetivo é ensinar a natação. A chegada ao alto rendimento no futuro será uma consequência”, completa.

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