Como parte das comemorações dos seus 25 anos, o Crescer anuncia o lançamento do livro “Educar para transformar: princípios educacionais do Crescer”. Na publicação, que está disponível nos formatos impresso e digital, a organização social apresenta alguns dos princípios que orientam e simbolizam a sua atuação. Ao compartilhar práticas sustentadas por esses princípios, o Crescer almeja inspirar mais pessoas e organizações na mobilização de sonhos e transformações.
Segundo Luciana Allan, diretora do Crescer, o livro é um convite a trabalharmos pela melhoria da qualidade da educação no Brasil. “Essa é uma questão urgente e, somente com um novo olhar, conhecimento técnico, criatividade, respeito às diversidades e atenção aos contextos socioambiental e sociopolítico iremos reverter os resultados educacionais, sendo capazes de desempenhar o papel que cabe a cada um de nós que atua no setor: colaborar para que pessoas sejam capazes de ter e perseguir seus sonhos”, diz.
Direcionada para todos os profissionais envolvidos na área da educação, a obra é dividida em duas partes principais: a primeira apresenta a missão, os valores e os objetivos do Crescer, entidade que já atuou, desde sua fundação, em mais de quatro mil municípios e nove mil escolas, com 2,5 milhões de pessoas impactadas por meio de seus projetos. De acordo com Luciana, o livro mostra que a organização foi construída por milhares de mãos.
“Construímos nossa história a partir de vivências junto de pessoas e organizações em diversos contextos, sempre buscando conhecer o potencial de cada um dos envolvidos. Foi colocando pessoas no centro do processo de ensino e aprendizagem, reconhecendo suas experiências, ritmos e interesses, refletindo e atuando de maneiras inovadoras e criativas, que chegamos até aqui”, afirma.
Na segunda parte, o livro mergulha em cada um dos princípios pedagógicos que norteiam a atuação do Crescer: fazer florescer o desejo de aprender; atuar com múltiplas abordagens; praticar uma educação inclusiva e antirracista; contribuir para o desenvolvimento de competências; encorajar usos criativos e responsáveis de tecnologias digitais; favorecer a aprendizagem a qualquer hora, em qualquer lugar e educar para a sustentabilidade. Para cada uma delas, há referências conceituais, destaques e exemplos de projetos que contextualizam e ilustram as práticas adotadas.
Nesta etapa, o leitor é convidado a fazer parte de uma cultura de formação contínua, na qual o crescimento pessoal e coletivo estão interligados. “Uma cultura de formação integra a
Práticas que transformam
A atuação do Crescer é marcada por longas parcerias com organizações que aliam à busca do alcance de seus objetivos estratégicos a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Os projetos da organização social são alicerçados em diretrizes nacionais e internacionais que assumem como foco a educação e o desenvolvimento integral, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
