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Dez propostas ao coordenador pedagógico para a gestão dos conflitos

Em uma das palestras mais concorridas do 7º Educador Management (Seminário Internacional de Gestão em Educação), que registrou grande afluência de público na Educar 2011, a consultora e pedagoga Célia Godoy enumerou dez propostas aos coordenadores pedagógicos com vistas a gerenciar os conflitos que surgem no cotidiano do ambiente escolar. Célia Godoy exerceu a função durante muitos anos. São elas:

1 – Entender que o axioma gerencial atual é olhar que as pessoas constituem o fator diferencial. É preciso valorizá-las não só com prêmios ou aumento salarial, mas convoca-las a se manifestarem e a saírem do anonimato. Tudo que não é dito é contido, retido, represado e um dia isso transborda. As diferenças no espaço escolar deverão ser harmonizadas para o alcance dos objetivos comuns;

2 – Identificar os diferentes tipos de comportamento no interior da escola. Identificar antes o próprio papel que deve exercer o coordenador pedagógico (e há quatro deles: o agressivo, o passivo, o passivo-agressivo e o assertivo). Observar quais desses comportamentos estão presentes na equipe pedagógica;

3 – Entender o que acontece com as pessoas nas seis dimensões da escola: cultural, pedagógica, administrativa, humana, política e social. Mas o coordenador pedagógico deve trabalhar somente na dimensão pedagógica e esta é central. A escola existe para pensar pedagogicamente por meio do conhecimento para se tornar melhor;

4 – Entender a importância da dimensão humana na atividade educadora: trabalhar sobre si mesma para desenvolver competências profissionais;

5 – Lidar com o conflito como grande instrumento de crescimento;

6 – Realizar um pré-diagnóstico por meio de uma escuta atenta. Ouvir o que o outro não disse. Perguntar ao professor sobre suas dificuldades e as saídas que ele sugere para minimizar o conflito ou problema. Pedir que ele sempre apresente ao menos duas propostas de soluções;

7 – Realizar um diagnóstico situacional. Elaborar esse diagnóstico, aplicar, tabular, analisar e tomar as decisões;

8 – Desenvolver o Projeto Pedagógico, o qual representa o principal trabalho do coordenador. Rediscutir cada questão, incluído aspectos como metodologia, comunicação e parceria com a família;

9 – Ter claro que visão de sujeito, cidadão, a escola quer formar. Observar o que tem sido feito para que isso ocorra, e se é suficiente para sanar os conflitos. Ou seja, observar quais valores, sentimentos e habilidades queremos formar;

10 – Realizar a gestão da sala de aula. Observar e orientar as habilidades a serem alcançadas, os tipos de atividades a serem desenvolvidas, os agrupamentos e recursos de comunicação, além do conteúdo conceitual, atitudinal e procedimental.

Por Rosali Figueiredo

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Célia Godoy

godoycelia@godoycelia.com.br

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