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Dia Mundial da Educação: O discurso como recurso principal para o aprendizado, em todas as disciplinas

Para a especialista Eliana Gagliardo, é necessário conhecer, compreender e desenvolver as diferentes formas de discurso para que o estudante se adapte às necessidades

 O discurso, tão facilmente atrelado à disciplina de português, pode – e deve – ser melhor pensado, quando celebra-se a Educação.  Classificado genericamente como toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado conceito, ou seja, uma mensagem, o substantivo deve ser melhor analisado como uma ferramenta importante e eficaz para o aprendizado de outras matérias (não só a de língua portuguesa).

 Segundo Eliana Gagliardo, uma das autoras da coleção Trabalhando com os gêneros do Discurso, da Editora FTD: “a leitura em geral é sempre associada às aulas de português, mas sabemos que em qualquer matéria a criança, ou o jovem, precisa saber ler e escrever de acordo. Não basta apenas ser alfabetizado, é necessário conhecer, compreender e desenvolver as diferentes formas do discurso para que  se adapte às necessidades. Os jovens precisam deixar de ser apenas respondedores de questionários”.

 Trabalhar com os alunos a leitura e a compreensão de textos ligados às diversas áreas do conhecimento deve ser um caminho leva, tranquilo: os livros didáticos específicos, a produção de textos e as conversas em sala sobre o conteúdo lido, são as maneiras mais fáceis para que os estudantes compreendam os tipos de discurso com os quais precisarão trabalhar ao longo do ano.

 A coleção Trabalhando com os gêneros do Discurso pretende, através de atividades de leitura e análise linguística, que o aluno descubra o prazer dos diversos tipos de literatura, ampliando seu universo de produção textual e dominando os diferentes gêneros do discurso.

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