Ícone do site Revista Direcional Escolas

Dicas para ser um líder eficaz nas escolas

– Não desista de um colaborador
Um verdadeiro líder tem a responsabilidade de apoiar as solicitações de ajuda legítimas e auxiliar na recuperação de colaboradores que cometeram falhas, comportamentos negativos ou queda de produtividade. A coordenação ajuda-os em horários predeterminados de coaching individual, além de proporcionar-lhes oportunidades de aprimoramento, mudança de atitude ou retomada de qualidade;

– Faça uso da meritocracia
O bom líder utiliza as práticas de meritocracia intrínseca, motivacionais e de reconhecimento intangíveis, como elogios falados, escritos, comemorações etc. de forma abundante e as extrínsecas quando necessitar de um pico de desempenho como, por exemplo, na época de rematrículas;

– Tenha uma comunicação interpessoal eficiente
O líder deve ser capaz de se expressar, transmitir o que está sentindo e pensando, saber escutar e estar aberto a fatos, pensamentos e ideias dos seus interlocutores;

– Incentive a comunicabilidade
A comunicação só torna-se efetiva quando chegamos à compreensão, isto é, quando recebemos a mensagem, entendemos o seu significado, exatamente como desejava quem a transmitiu. Quando isso ocorre, a ação comunicativa é denominada “comunicabilidade”;

– Seja coloquial
Use expressões e palavras com as quais o seu interlocutor esteja familiarizado;

– Em caso de crítica
Não adote uma postura defensiva. Faça perguntas esclarecedoras. De todas as habilidades associadas à boa comunicabilidade, a mais importante é a escuta. A escuta reflexiva baseia-se na empatia. Pense no ponto de vista do interlocutor – não se precipite diante de descrições imprecisas dos fatos; atente para os sentimentos ocultos no subtexto antes de apressar-se em corrigir ou tecer uma opinião;

– Faça parte de uma equipe de ponta
Ninguém gosta de fazer parte de um time perdedor. As pessoas, de uma forma geral, motivam-se quando fazem parte de uma equipe de ponta, que alcança seus objetivos e é reconhecida por isso;

– Dê autonomia
O adulto sente-se motivado quando participa da tomada de decisão e tem autonomia para agir em busca de seus objetivos.

 
Christian Rocha Coelho é especialista em andragogia e diretor de planejamento da maior empresa de gestão, pesquisa e comunicação pedagógica do Brasil, a Rabbit Partnership.
Mais informações: (11) 3862.2905 / www.rabbitmkt.com.br / rabbit@rabbitmkt.com.br

Sair da versão mobile