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Dicas para turbinar o marketing da sua instituição educacional

Por Mônica Lobenschuss

Os colégios, independentemente do tamanho, da verba e da região, devem investir em um plano de marketing, com ações para o ano todo. Afinal, o marketing é vital para qualquer negócio e deve ser trabalhado dia a dia. E não é preciso muita verba para isso.

Para começar o seu planejamento, pense sempre em três objetivos principais:
1) tornar a sua marca mais conhecida pelo seu público-alvo;
2) atrair mais matrículas;
3) se relacionar com os seus clientes, para fideliza-los e para que recomendem a sua instituição para mais pessoas. Tudo isso de maneira positiva e alinhada com o propósito da marca.

Você pode perceber que os três pilares dependem de conhecer bem o perfil do seu cliente. Hoje, no marketing digital, chamamos esse público de persona ou avatar. Isso quer dizer conhecer a idade do seu cliente (dos pais e alunos), de que região é e até hábitos e comportamentos, para que as suas campanhas sejam mais assertivas.

Para tornar a sua marca mais conhecida, você pode abrir uma página no Facebook e em outras redes, como Youtube, Instagram e Linkedin, e começar a publicar conteúdos que sejam do interesse do seu público, sempre de forma alinhada com a sua marca e com notícias do seu colégio. Aproveite para impulsionar alguns posts e/ou para fazer campanhas de Facebook Ads. Você verá que é possível começar a ter retorno até com R$ 50.

Com o foco de atrair mais matrículas, você também pode estimular campanhas nas redes sociais e investir um pouco em Google Adwords, para aparecer na busca. Desenvolver um site que seja responsivo (que funcione em qualquer dispositivo móvel) e otimizado também ajuda muito nos resultados, pois facilita que a página suba na busca orgânica do Google. Outro recurso muito usado para isso é o blog, que pode ficar no seu site e trazer notícias do colégio e da área de educação.

E, por fim, para fidelizar os seus clientes, além de trabalhar a marca nas redes sociais, vale a pena desenvolver campanhas de e-mail para contar novidades e trabalhar promoções, vantagens e bônus.

O importante é trabalhar com um planejamento, mas aproveitar as oportunidades que surgirem e que estiverem alinhadas com a marca e a verba dedicada. Assim, você trabalhará o marketing do seu colégio sempre, de forma positiva e com resultados!

 

Mônica Lobenschuss é palestrante, especialista em Marketing Digital e Empreendedorismo, colunista da EXAME.COM, docente de Comunicação, Marketing e Jornalismo pela UNICID e empresária há 16 anos. Já recebeu 5 Prêmios ABERJE e 6 Prêmios Unimed de Comunicação. Começou a empreender do ZERO há mais de 15 anos e hoje é sócia do CORE GROUP, que desenvolve projetos para marcas como Braskem e Sicoob, entre outras. Há 3 anos fundou a Social Lounge, primeira rede de franquias de agências de mídias sociais do Brasil, uma iniciativa inovadora, com cerca de 20 unidades no país. Desde então, dirige o projeto ACELERADORA DO EMPREENDEDOR, por meio do qual dedica-se a compartilhar com outros empreendedores do Brasil o que aprendeu em sua trajetória, por meio de palestras, cursos, mentorias e outros conteúdos. Contato: contato@monicalobenschuss.com.br

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