Ícone do site Revista Direcional Escolas

Do giz ao smart: como escolas podem aumentar o engajamento nas salas de aula

À medida que observamos a Geração Z, os mais novos entrantes no mercado de trabalho, fica claro que as empresas estão se adaptando para engajar e motivar esses nativos digitais de forma mais eficaz. Crescendo em um mundo dominado por smartphones e redes sociais, essa geração está mais confortável em ambientes que são interativos e impulsionados pela tecnologia. O mundo corporativo está evoluindo para atender a essas necessidades, então, por que a educação não deveria seguir o mesmo caminho?

Dados do Pnad revelam um chamado urgente para ação na educação, com até 9 milhões de estudantes brasileiros incapazes de completar o ensino médio. Embora fatores socioeconômicos desempenhem um papel significativo, a falta de interesse nos métodos tradicionais de ensino também é um fator crítico. Mais de 20% dos jovens com idades entre 14 e 29 anos estão abandonando a escola devido ao desinteresse nas aulas. Isso sublinha a necessidade de uma mudança na abordagem educacional.

Engajar estudantes na sala de aula sempre foi desafiador, e o aumento das distrações digitais só intensificou essa luta. No entanto, a solução não é resistir a essas mudanças, mas abraçá-las, transformando as salas de aula em espaços que ressoam com os hábitos digitais dos aprendizes de hoje.

Tecnologias interativas mantêm os alunos engajados

A pesquisa EduTec Guide 2023 descobriu que 97% dos gestores de escolas públicas apoiam o uso de tecnologias interativas nas salas de aula. Isso não é apenas uma tendência; é um método comprovado para melhorar o aprendizado. Tecnologias interativas, como telas interativas e touchscreen de grande porte, estão revolucionando a educação, tornando-a mais dinâmica e envolvente.

Essas telas interativas funcionam como smartphones gigantes, integrando elementos audiovisuais e interativos nas aulas. Elas permitem que os professores apresentem o conteúdo de maneiras que capture a atenção dos alunos e torne o aprendizado mais agradável. De anotações e apresentações até a incorporação de conteúdo multimídia, essas ferramentas criam uma experiência de aprendizado mais imersiva e colaborativa.

Softwares avançados de colaboração são outro componente vital dessa transformação. Eles possibilitam o compartilhamento em tempo real de conteúdo educacional e estimulam o trabalho em equipe, preparando os alunos para um futuro onde colaboração e comunicação são fundamentais.

Escolas na América Latina estão adotando tecnologias interativas

Apesar dos desafios, escolas em toda a América Latina estão adotando essas tecnologias com resultados impressionantes. Por exemplo, a Universidad San Juan Bautista no Peru substituiu os quadros-negros tradicionais por 168 telas interativas. Essa mudança levou a níveis mais altos de engajamento e a uma experiência de aprendizado mais conectada para os alunos.

No México, o Colegio Anglo Español elevou a inovação a um novo patamar ao abrir o primeiro centro acadêmico de eSports do país. Equipado com monitores de jogos, telas interativas e projetores de última geração, esse espaço é projetado para aumentar a retenção de alunos e desenvolver habilidades essenciais como programação e trabalho em equipe.

Oportunidades na educação pública

Embora o setor de educação pública enfrente desafios na adoção dessas tecnologias em grande escala, há um potencial significativo para a transformação. Políticas públicas que se concentram na modernização da infraestrutura escolar e na prestação de acesso de qualidade à internet são cruciais. Igualmente importante é o investimento em treinamento e integração de professores, garantindo que os educadores estejam equipados para usar essas novas ferramentas de forma eficaz.

A transição de giz para smart representa mais do que apenas um upgrade tecnológico; é uma revolução na educação. A adoção de telas interativas e softwares de colaboração pode tornar a educação mais inclusiva, dinâmica e eficaz, especialmente nas escolas públicas.

Essa transformação já está em andamento em muitas instituições privadas, e é hora da educação pública acompanhar. Ao abraçar essas mudanças, podemos ajudar a garantir que os alunos se sintam engajados e representados na sala de aula, reduzindo as taxas de evasão escolar e preparando-os para o futuro.

Enquanto isso, o giz e o apagador que, por muitos anos foram os “instrumentos de poder” dos professores, vão se tornando mais simbólicos do que práticos. Sentiremos saudades do tempo em que esses objetos dominavam as aulas? Talvez. Eles marcaram gerações, com o som do giz no quadro e a poeira no ar. Mas o que estamos ganhando em troca é um ensino mais acessível, inclusivo e adaptado à realidade digital das novas gerações.

No fim, o mais importante é a forma como a educação evolui para continuar cumprindo seu papel: formar cidadãos críticos e preparados para o futuro, seja com giz e apagador ou com telas interativas e tecnologia de ponta com possibilidades infinitas de interação, integração e colaboração.