Educadores vencedores do Prêmio Professor Transformador comentam os aprendizados trazidos pelo atípico ano letivo de 2020 e seus planos para o futuro
O recém-concluído ano de 2020 já entrou para a História da Educação como um dos mais desafiadores e atípicos, por conta de todas as mudanças impostas pelo avanço da Covid-19: aulas remotas, professores e alunos tendo que, de uma hora para outra, se adaptar a uma realidade com a qual estavam pouco ou nada acostumados, entre outras mudanças repentinas. Mas a pandemia também proporcionou aprendizados e não impediu os educadores de olharem para o futuro com expectativas e planos, conforme relatam os professores que venceram a primeira edição do Prêmio Professor Transformador, iniciativa promovida em conjunto pelo Instituto Significare, Base2edu e Bett Educar.
Para o Prof. Alberto Rodrigues, de Pirajú (SP), vencedor do Prêmio Professor Transformador na categoria Ensino Fundamental I, o ano de 2020 foi de muitos aprendizados e possibilitou a oportunidade de experimentar novas formas de abordagem no processo de ensino-aprendizagem. “Pude refletir sobre propostas diferentes, sobretudo no tocante à presença do professor (a) na sala de aula, tão importante para a aprendizagem”, comenta o educador. “Nesse sentido, pude experimentar propostas que envolvem a holografia em tempos de distanciamento social e constatei que é algo possível e com resultados impactantes”, completa.
Já para a Profa. Raquel Zandonadi, de Praia Grande (SP), vencedora do Prêmio na categoria Ensino Fundamental II, o último ano letivo colocou em evidência a importância de uma infraestrutura adequada para proporcionar o aprendizado do aluno. “Educação só mudará com investimento. É claro que iniciativas corajosas de professores pelo Brasil afora inspiram, mas as mudanças precisam de investimento. A escola e os professores podem ter as melhores ideias, mas, no contexto de pandemia, se os nossos alunos não têm wi-fi, por exemplo, não há projeto que dê jeito”, pontua a educadora.
A Profa. Raelen Gonçalves, de Mogi das Cruzes (SP), vencedora do Prêmio Professor Transformador na categoria Educação Infantil, percebeu mais durante a pandemia a importância do envolvimento das famílias no processo educativo. “O maior desafio em 2020 foi estabelecer uma comunicação efetiva entre família e escola, uma vez que as famílias eram responsáveis pela realização das atividades com os alunos em casa e da compreensão da importância da educação infantil como fundamental para o desenvolvimento das crianças”, destaca.
Vencedora do Prêmio Professor Transformador na categoria Ensino Médio, a Profa. Flavia Arante, de São Paulo (SP), encarou 2020 como um ano transformador, em todos os sentidos. “A inovação e a transformação não foram somente na forma de trabalhar, mas também na forma de se ver a vida, nossas relações e valores”, comenta a educadora. “O Prêmio Professor Transformador veio como uma salva de palmas para um trabalho e isso me motivou ainda mais a continuar nessa jornada, me trouxe a autoestima como professora e educadora de volta ao meu coração”, completa.
Planos para o novo ano letivo
Os vencedores da primeira edição do Prêmio Professor Transformador também comentaram a respeito de seus planos para o ano letivo de 2021, que ainda será marcado pelo contexto da pandemia. Autor de um projeto no qual desenvolveu um holograma junto com seus alunos, o Prof. Alberto Rodrigues pretende ampliar a experiência em 2021. “Penso em desenvolver em 2021 hologramas em tamanho real. Tudo dependerá de como as aulas serão ministradas, quantidades de alunos e se haverá revezamento ou não”, explica o educador. “Ainda penso em outro projeto que já havia iniciado em 2020, onde proponho uma experiência em Arte a partir da fabricação de tijolos ecológicos feitos de barro e garrafas pet”, completa.
Já a Profa. Raquel Zandonadi expressa a sua preocupação com a necessidade de retomada segura das aulas presenciais. “Não temos um plano de retorno ou garantia de que os protocolos de segurança conseguirão ser seguidos pela escola pública. Como conseguiremos manter os alunos com máscara e distanciamento com salas lotadas e pouco ventiladas?”, questiona a docente. Em termos pedagógicos, a professora pretende trabalhar junto aos alunos a importância da Ciência, evidenciada ainda mais no atual momento. “O meu foco será o de pensar em estratégias para que os alunos compreendam, de forma mais aprofundada, o que estamos vivendo, e que vejam a importância da Ciência, da saúde pública, da pesquisa e, principalmente, como é fundamental mantermos certos acordos coletivos para que o tecido social não se rompa”, detalha.
A acolhida está no foco das ações que a Profa. Raelen Gonçalves pretende desenvolver em 2021. “Vou dar continuidade à turma de 2020 e espero garantir um acolhimento que dê segurança para famílias e crianças. Quero ouvir as crianças e suas expectativas sobre a escola, para construirmos juntas um projeto em que elas tenham voz ativa, contemplando os direitos de aprendizagem e campos de experiência, sem perder de vista o eixo principal, que são as interações e brincadeiras”, revela a educadora.
Motivação é a palavra-chave da Profa. Flavia Arante para 2021. A educadora acredita que a motivação vem enraizada na ideia de que o professor não só transmite conhecimento, mas deve ser inspiração, condutor, exemplo, formador e amigo. “Em uma profissão que é muito desvalorizada, essa ideia permeia todos os dias a mente do professor e por isso ele continua essa jornada. Em 2021, quero estar ainda mais presente na vida dos meus alunos e continuar a ser, como educadora, uma ferramenta de transformação social”, destaca.
Sobre o Prêmio Professor Transformador
Promovido em parceria pelo Instituto Significare, Base2edu e Bett Educar com o objetivo de reconhecer projetos de Educação Transformadora no âmbito do Ciclo Básico (Ensinos Infantil, Fundamental – I e II – e Médio), o Prêmio Professor Transformador se destaca por priorizar, como critério, o foco no desenvolvimento de competências dos alunos, em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
As inscrições para a segunda edição do Prêmio já estão abertas e podem ser feitas até 1 de março, pelo site: significare.org.br/premio.
Podem ser inscritos no Prêmio projetos desenvolvidos em escolas públicas ou privadas, em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental – I e II – e Ensino Médio. A organização do Prêmio está aceitando inscrições de projetos independente do ano de realização, com o objetivo de valorizar e reconhecer o esforço de professores em continuar o seu trabalho em um ano letivo totalmente atípico, por conta da pandemia.
Os segundos e terceiros colocados em cada categoria vão receber, além do troféu, prêmio de R﹩ 2,5 mil e apresentarão seus projetos na Bett Educar 2021. Já os candidatos autores dos projetos classificados em primeiro lugar de cada categoria receberão um prêmio em dinheiro no valor de R﹩ 7 mil, troféu e participação especial como convidado na Bett Educar 2021.
A segunda edição do Prêmio Professor Transformador vai reconhecer não somente os educadores que serão escolhidos como vencedores, mas também todos aqueles que chegarem à etapa classificatória da premiação. A esses professores, será concedido o Certificado Professor Transformador 2021 e o Selo Digital Professor Transformador, além da possibilidade de indicar alguma liderança de sua escola para receber o Certificado Liderança Transformadora e a oportunidade de ter o seu projeto inserido no Banco de Práticas do Instituto Significare.