Ícone do site Revista Direcional Escolas

Educo Brasil 2016: Desafios da Gestão

14480732_1370279779657025_3157837079538949158_o

Com o intuito de promover intensos debates, aproximar diretores/gestores escolares e compartilhar estratégias que as escolas estão desempenhando para enfrentar realidades e desafios contemporâneos, a Blue Ocean organizou o EDUCO Brasil – Congresso de Gestão Estratégica nas Escolas Privadas, sendo o primeiro encontro executivo a debater as principais ferramentas de gestão e os resultados que podem promover para as organizações do ensino básico.

O evento, que acontece em dois dias, 29 e 30 de setembro, levou ao Hotel Matsubara, em São Paulo, uma programação extensa de exposições interativas e sessões de debates. De acordo com Harry Guttmann, gerente de projetos da Blue Ocean, com a mudança no cenário econômico, nas relações sociais e com o avanço da tecnologia o mercado passou a exigir gestores educacionais atualizados nos conceitos, nas competências, nas estratégias e ferramentas de gestão.

“É notório que o encontro com outros gestores auxilia, através de discussões sobre os avanços escolares, a superar os desafios do cotidiano e a organizar o ambiente, com foco na garantia das condições educacionais, e não há um hábito estabelecido de intercâmbio de boas práticas de gestão entre os participantes do setor”, ressaltou Harry na divulgação.

No programa do primeiro dia, que ocorreu ontem (29), os painéis e temas mostraram-se diversificados, com ampla participação e interação entre os convidados. Na primeira sessão de debates, Bruno Belliboni (Diretor Executivo do Colégio Pentágono), Bernardo Lagemann (CEO do Colégio Sarah Dawsey) e Valseni Braga (Diretor Geral da Rede Batista de Educação) exploraram, com mediação de Miguel Thompson, (CEO Instituto Singularidades) os desafios da gestão profissional e como profissionalizar a gestão sem mercantilizar o ensino.

Logo depois Marcio Brandão Pereira (Diretor do CEB – Centro Educacional Brandão), Gabriel Alves (Diretor Geral do Colégio Decisão) e Fabio Lemmi (Gubio Consultoria) comentaram sobre a gestão financeira estratégica e os caminhos para o controle de descontos e inadimplência.

Na primeira sessão vespertina, o tema foi o uso prático e estratégico de dados, indicadores e expectativas – como os dados, indicadores de desempenho e expectativa do mercado influenciam o planejamento escolar? Com os palestrantes: Rui Gomes de Sá (Diretor Ao Cubo), Sandra Tonidandel (Coordenadora Geral Dante Alighieri), Caio Carvalho (Manager Mind Lab Brasil) e a moderação de Ricardo Madeira (Sócio fundador da Tuneduc).

Para encerrar o primeiro dia, a exposição interativa com o tema “Tecnologia e inovação na sala de aula: A transformação do processo de ensino”, apresentando cases do Colégio Elvira Brandão, Eniac, Weducation e Mind Makers.

Acesse o site do EDUCO Brasil e conheça mais sobre o evento: http://www.educobrasil.com.br

EDUCO BRASIL 2016
Congresso de Gestão Estratégica nas Escolas Privadas