Ícone do site Revista Direcional Escolas

Ensinando a Pescar: Programa de capacitação para adolescentes de Campinas (SP) comemora resultados

 Com índice de 80% em empregabilidade, Associação Daniel Mendez qualificou 60 adolescentes em quatro anos e revela a história vitoriosa de jovens que passaram pelo programa

O programa de capacitação profissional da Associação Daniel Mendez, prática de responsabilidade social da Sapore – maior empresa latino-americana de refeição corporativa -, chega aos quatro anos com motivos para comemorar os resultados alcançados. Com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento profissional tendo em vista a inserção de jovens adolescentes em vulnerabilidade social de Campinas (SP) e região no mercado de trabalho, reuniu 60 jovens entre 16 e 19 anos, divididos em quatro turmas – a primeira, em 2011, em Porto Alegre (RS) e as demais, a partir do ano seguinte, em Campinas (SP).

Para Daniel Mendez, presidente da Sapore e fundador da associação, “o programa de capacitação é uma ação que mais orgulha colaboradores, voluntários, gestores e parceiros da empresa. As histórias de vida desses jovens nos inspiram a nos dedicarmos a uma gestão cada vez mais colaborativa e, consequentemente, a sermos pessoas melhores e a crescer junto com eles”, finaliza. Dos jovens que ingressam no programa, 80% saíram com o primeiro emprego, sendo aproveitados pela própria Sapore ou empresas da região, como é o caso da ex-estudante Ingrid Pinheiro dos Anjos, 19 anos.

A adolescente, que se formou na turma de 2014, conheceu o programa por meio das divulgações na imprensa local. Ela conseguiu o seu primeiro emprego como operadora de telemarketing na Motiva, uma empresa da região, logo após ter passado pelo curso. Ingrid conta que decidiu arriscar porque não sabia se teria outra oportunidade para construir um futuro melhor. “O programa mudou minha vida e abriu minha mente. Eu não saberia me comportar em uma entrevista de emprego, por exemplo, porque nunca tive essa oportunidade, nem pensava nisso, eu chegaria muito crua. O que conquistei me levou por um caminho muito melhor do que eu poderia ter”, conta a jovem, que chegava a pegar de três a quatro ônibus para ir até a Sapore, mas o estímulo por quem faz o programa e a sua força de vontade, fizeram com que ela não desistisse. “O programa também tem um viés social. Na metade do ano, quando nos reunimos para fazer a campanha do agasalho, desenvolvemos juntos a criação de nossa biblioteca. É uma herança para os próximos participantes”, finaliza a jovem.

Já Sabrina do Amaral, 18 anos, também ex-estudante do programa, conta como conseguiu seu primeiro emprego como recepcionista em um hospital bem conceituado na região. “Se não tivesse feito o curso de capacitação eu não teria conseguido. Sou muito tímida e não tinha noção nenhuma da área administrativa, nem como escrever um e-mail, por exemplo. E isso, é claro, faz toda diferença”. O projeto tem parcerias com outras entidades para empregar os estudantes, como o CIEE – Centro de Integração Empresa Escola, que aproveitou a jovem no hospital. A ex-aluna fala ainda para os novos alunos do programa, “sempre vai ter aquele dia, aquele mês que bate o cansaço e o desânimo, já passei por isso, mas não desistam. Eu sou a prova de que vale a pena todo o esforço”, finaliza.

 Ensinando a Pescar

São essas e outras histórias que incentivam os novos alunos, como é o caso do Helder dos Reis, de 16 anos. Ele conta que sempre gostou de estudar, ler livros de história e ir à escola, por isso, seu tio lhe entregou a ficha da inscrição do programa. “É uma grande oportunidade para quem realmente não têm condições de pagar por um curso profissionalizante. Aqui temos disciplinas de capacitação oral e escrita, além de aulas que nos desenvolvem e preparam para o mercado de trabalho. Quem não quer uma oportunidade dessas, não é?” indaga o jovem. E sobre o futuro, revela, “descobri, aqui, um sonho: ciências contábeis. Por isso, quando terminar o curso, vou prestar vestibular e, espero trabalhar na Sapore”, finaliza descontraído.

Outro aluno desta turma do programa da Associação Daniel Mendez, Lucas da Silva, de 16 anos, diz: “minha mãe ficou bem orgulhosa de mim ao saber que fui selecionado entre tanta gente para o programa. Sou de uma família de quatro pessoas e o primeiro a ingressar no programa. É uma oportunidade única aqui no bairro e para minha vida”, conta.

Ele conta que conheceu a Associação Daniel Mendez por ex-alunos do Programa de Capacitação Profissional que estudavam em sua escola, e falavam das atividades realizadas. “Me interessei pela proposta de desenvolver os jovens da comunidade para o mercado de trabalho. Aqui somos estimulados a ler, a escrever e a praticar técnicas de oratória para se portar em entrevistas de emprego, reuniões, enfim, eu nunca tive acesso a isso e aqui tenho”, conta o jovem.

O aluno também compartilha seu sonho, “quando terminar o curso quero cursar engenharia. Sei que o retorno financeiro que terei com a dedicação que tenho no curso vai me ajudar a realizar meus sonhos, como: viajar, conhecer o mundo, ajudar minha mãe”, finaliza.

O presidente da Sapore e fundador da Associação, Daniel Mendez, não esconde sua alegria de ver os jovens formados ingressando no mercado de trabalho, “é muito bom ver o progresso de todos eles e que, um trabalho de um ano, feito com esforço e dedicação, tenha um impacto social imensurável na vida de cada um e no desenvolvimento da comunidade”, comemora.

   

Sobre a Sapore

 Fundada em 1992, a Sapore é a primeira multinacional genuinamente brasileira de restaurantes corporativos. Atualmente, atende mais de 1100 restaurantes por todo o país. São mais de um milhão de refeições servidas diariamente. Para atender essa demanda, a Sapore trabalha com mais de 15 mil colaboradores. Em 2014, o faturamento da empresa foi de R$ 1,4 bilhão. Sua internacionalização ocorreu em 2007. Hoje, a empresa possui operações no México e Colômbia. Um dos grandes diferenciais da Sapore é maneira como é vista pelo mercado. Uma empresa inquieta, constantemente investindo na busca de soluções inovadoras. 

     

 

 

Sair da versão mobile