O ato de conhecer, enraizado em experiências peculiares e coletivas, destaca uma importância que transcende as salas de aula e instaura-se no convívio coletivo, nos passeios, nas brincadeiras, nas interações, experimentações sociais e nas múltiplas possibilidades de entretenimento.
Observando o conhecimento como fator central em nosso dia a dia, presente em várias esferas, podemos alinhar e projetar novos rumos pedagógicos, que intensifique todo e qualquer aprendizado. Os passeios e as atividades externas propõem, assim, a ideia de um conhecimento prazeroso e fluido. Dessa forma, o aluno incorpora os conceitos com maior facilidade, estimula o raciocínio, a resolução de problemas, a exploração e investigação, além de enriquecer sua bagagem cultural.
Com o intuito de explorar novos caminhos no panorama do aprendizado, neste especial Fique de Olho – Entretenimento (passeios, excursões, atividades externas e estudos do meio) selecionamos alguns locais que apresentam, ao longo do ano, uma programação rica em cultura, diversão, recreação e um vasto conhecimento. Confira:
CIDADE DO LIVRO
Fundada em 1997, a Cidade do Livro abriga, em 2.000m2 de área (totalmente coberta e segura), um espaço cenográfico tematizado no qual milhares de crianças se divertem todos os anos. “Ao longo desses anos tivemos o privilégio da parceria com milhares de instituições de ensino público e privado, que retornam periodicamente, sendo que várias adotaram o passeio anualmente. Em 2016 ganhamos o prêmio TOP Educação na categoria Turismo Educacional”, afirma o Diretor, Claudio F. Amadio.
Ultrapassando a marca de 1 milhão de visitantes, a Cidade do Livro destaca-se por ser um projeto altamente educativo, fomentando, desde cedo, o hábito pela leitura. Como um teatro interativo, conta Claudio, os alunos percorrem um circuito com várias etapas e são os protagonistas das histórias. Acompanhados por diversos personagens eles entram em uma coleção de livros gigantes e aprendem a importância de ler, associado aos temas transversais: saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania, que são habitualmente trabalhados em sala de aula. “Anualmente criamos um novo roteiro para que os alunos possam voltar e ter sempre novidades! Trabalhamos simultaneamente com alunos de Kids (3 a 8 anos) e alunos Teens (9 a 12 anos), sendo com atividades e cenários distintos e adaptados às respectivas faixas etárias”.
Especializados no atendimento de grupos escolares, com monitores fixos e bem treinados, espaço conservado, lanche à vontade incluso, gerador elétrico, material de divulgação do passeio, livro Diário de Bordo entregue a todos os visitantes, certificado para cada escola participante, entrada gratuita para professores (atendendo de 4 a 16 professores de acordo com o grupo de alunos) e auxílio com toda a logística de transporte são alguns dos serviços prestados no local.
“A Cidade do Livro desenvolveu o projeto de leitura – Amigos da Tracinha, que é uma ação pedagógica de incentivo à leitura, para ser implementado nas escolas. Oferecemos toda a didática e material de apoio gratuitamente. Adaptamos nosso cardápio do lanche em casos de restrição alimentar dos alunos e professores. Melhor custo x benefício de um passeio de meio período em São Paulo e região”, completa Claudio.
CIDADE DO LIVRO
(11) 5627.6500
info@cidadedolivro.com.br
http://www.cidadedolivro.com.br
HOT KIDS
Educação, sustentabilidade e diversão são três palavras-chave que compõem os pilares do Espaço Hot Kids, localizado no município de Cotia, Grande São Paulo. Criado há quatro anos pelo empresário Marcelo Feliciano Soares que, “sob o conceito de divertir para educar, busca sensibilizar crianças e adolescentes quanto à responsabilidade para conduzir um veículo, por meio de teoria e condução de miniveículos; e inspirar quanto aos cuidados com a natureza, por meio de práticas ecologicamente corretas”, diz Patricia Cersosimo Olinto, Diretora de Marketing.
Estruturado como um parque de diversões, promovendo lazer integrado à educação infantil para o trânsito e educação ambiental, o espaço é pioneiro em práticas de sustentabilidade que englobam: produção de 5 tipos de energia limpa (solar, eólica, hidráulica, térmica e por compostos orgânicos); tratamento de todo o esgoto através de um biossistema; tratamento de água; captação de água da chuva; reciclagem de resíduos sólidos secos; reciclagem de resíduos orgânicos; horta orgânica; uso de produtos reciclados na construção: telhas de tetra park, azulejo de plástico pet, entre outros.
“O gestor escolar vai encontrar uma extensão da escola em ambiente ecológico e cultural, com proposta pedagógica desenvolvida para dialogar com o conteúdo aprendido em sala de aula”, ressalta Patricia.
Atuando como um laboratório de práticas ecológicas a céu aberto, propiciando aos alunos a interação com a natureza e a observação e compreensão de práticas sustentáveis, Patricia indica que o “Espaço Hot Kids acredita na importância do brincar para o aprender, por isso transforma temas como educação para o trânsito e educação ambiental em experiências inesquecíveis. Busca minimizar as distâncias entre teoria e práticas sustentáveis, para que os alunos possam acreditar que é possível cuidar do meio ambiente a partir da própria casa”.
HOT KIDS
(11) 4242.0318 / (11) 4242.0319
atendimento@hotkids.com.br
www.hotkids.com.br
MUSEU DA IMAGINAÇÃO
Instalado no bairro da Lapa, em São Paulo, o Museu da Imaginação é um espaço cultural de lazer, lúdico e repleto de diversão. Criado em janeiro de 2017, o espaço oferece uma proposta diferente aos visitantes, explorando a imaginação através de exposições de arte interativas e estações de atividades lúdicas, onde as crianças podem tocar, usar, pular, correr e brincar livremente.
O Museu da Imaginação “é uma empresa nova e foi criada por duas mães corajosas que empreenderam a fim de realizar um sonho em criar um espaço para levar cultura a todas as crianças de uma forma especial, que eles possam memorizar de forma sensorial a experiência do contato com a arte”, explica a Sócia/Proprietária, Andrea Carla Lopes Pereira.
Baseado na tríade arte-cultura-diversão, o espaço é dividido em ambientes dedicados ao livre brincar, que proporcionam diversas experiências sensoriais. As questões, hipóteses e significados durante todo o percurso são construídos pelas crianças, inclusive portadoras de necessidades especiais, sem condução de adultos e com total autonomia no espaço. O museu oferece monitores treinados para serem facilitadores das brincadeiras, sem intervirem no processo criativo e imaginativo das crianças. “O local é 100% acessível para qualquer limitação ou dificuldade de algum indivíduo e nossa equipe treinada e pronta para receber todos os tipos de público”, completa Andrea.
Além de visitas de famílias com crianças, o museu recebe grupos e escolas, eventos, comemorações e aniversários, mediante agendamento antecipado. A visita no museu é de até 3 horas e o percurso é livre, com mediadores fixos em cada ambiente.
MUSEU DA IMAGINAÇÃO
(11) 2645.7590 / (11) 9 9800.5446
andrea@museudaimaginação.com.br
www.museudaimaginacao.com.br
SITIOLÂNDIA
Fundada em 1995, a Sitiolândia aparece como um roteiro de visitação escolar oferecendo recreação, atividades de lazer, esporte e entretenimento de maneira lúdica, proporcionando às crianças visitantes uma aproximação com a preservação do meio ambiente para uma sociedade sustentável. O objetivo da Sitiolândia não é apenas o lazer pelo lazer, mas usá-lo enquanto ferramenta pedagógica para a construção de conhecimentos através da mediação com a monitoria educativa. Recentemente a organização passa por uma ressignificação de sua imagem no mercado, a fim de contribuir ainda mais no processo de educação escolar, tendo na vivência de estudo do meio um modo de operação para alcançar tais objetivos.
Diferentemente de outros estabelecimentos, o cenário em que está localizado o espaço (Caieiras, São Paulo) permite ir além e desenvolver um percurso recheado de fantasias da “mãe natureza” e folclore com a paisagem verde da própria floresta. Esse recurso vegetal ao redor do espaço torna cada vez mais rica a vivência e estudo in loco, para todos os temas de projetos pedagógicos de estudo do meio que temos disponíveis para o futuro. Assim, nossos educadores ficam aptos a demonstrar na prática o que as crianças aprendem de teoria nos livros – de maneira lúdica e prazerosa.
Neste sentido, a organização apresenta quatro principais produtos: Abaeté – cultura indígena, em que serão realizadas atividades de pintura corporal, jogos indígenas, gastronomia tradicional, instrumentos de caça, cultura e história indígena; Raízes Culturais – folclore e cultura paulista, trabalhados pontos como cultura caipira, movimento de tropeiros, fixação e conquista do interior, bandeirantes, contação de histórias, mitos e lendas; Caminhos do Muriqui – conscientização ecológica através de trilha monitorada, explicação de elementos e relações biológicas na trilha, esclarecimento sobre ecossistemas e biomas brasileiros, atividades lúdicas de conscientização, visita à Floresta Real e teatro interativo, todos atualizados e reformulados segundo os padrões curricular-escolares, além do carro-chefe, que é o recurso do lazer, com um parque de diversões infantil.
Para a temporada de 2018 o projeto Educântaro visa unir os projetos pedagógicos às técnicas de educação não formal organizados em três temáticas de cultura indígena, folclore popular e sustentabilidade ecológica, projetos e atividades concebidas a partir do contato com a natureza e a floresta, e na interação entre esses dois atores: crianças e paisagem natural. Acreditamos que por meio de ferramentas como jogos, brincadeiras e o próprio estudo do meio que proporciona a vivência do grupo de alunos à realidade em questão podem (e devem) ser utilizados em sala de aula. Nossa proposta é de colaborar com o corpo docente em seu desenvolvimento nesses assuntos, de maneira prazerosa, aprender brincando.
SITIOLÂNDIA
(11) 2232.4224 / (11) 2232.3296 (Central de Reservas)
(11) 4445.1971 / 98982.0402 (Administração do Parque)
info@sitiolandia.com.br
http://sitiolandia.com.br