Ícone do site Revista Direcional Escolas

Escola da Comunidade oferece estudo gratuito a 1.700 crianças e jovens de baixa renda

Projeto mantido pelo tradicional Colégio Visconde de Porto Seguro atende crianças de comunidades carentes de São Paulo, cuja renda familiar é de até um salário mínimo e meio

 

Há 46 anos, o Colégio Visconde de Porto Seguro, uma das mais conceituadas instituições de ensino do País, mantém a Escola da Comunidade, que oferece, aproximadamente, 1.700 bolsas divididas entre Educação Básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio), Educação para Jovens e Adultos (EJA) e cursos profissionalizantes. Os beneficiados são, em sua maioria, moradores das comunidades de Vila Andrade e Paraisópolis, em São Paulo, que se situam nos arredores das unidades Panamby e Morumbi do Colégio, respectivamente.

Mantendo o nível de excelência do Porto Seguro, as aulas da Escola da Comunidade são ministradas nas dependências da Unidade Morumbi e, desde 2011, também em uma sede no bairro da Vila Andrade. Boa parte dos professores dá aula nos dois currículos e tem dedicação exclusiva ao Porto Seguro. O critério de seleção dos alunos é geográfico e socioeconômico: são atendidos crianças, jovens e adultos da região, com renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio.

 

 

Elo do bem

Por ser referência de qualidade e ter quase 50 anos de existência, a Escola da Comunidade se transformou em um elo entre a sociedade e os diferentes currículos, cursos e oportunidades oferecidas pelo Colégio, catalisando importantes iniciativas filantrópicas.

Um grupo criado pelos próprios alunos criou a iniciativa (Re)partiu Porto, que motiva estudantes e seus familiares a se envolverem em ações como a doação de sangue em um hospital da região, campanha para a adoção de animais e visitas a instituições que cuidam de idosos e de crianças com deficiência.

“O que nos orgulha é ver que os próprios alunos bolsistas é que motivam atividades filantrópicas, como uma forma de retribuir tudo o que eles também vêm recebendo”, conta Rachel Braun, vice-diretora da Escola da Co munidade do Morumbi.

Além desse projeto, estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Panamby são monitores de aprendizagem de colegas do Ensino Fundamental da Escola da Comunidade nas aulas de artes, educação física e em projetos envolvendo tecnologia, como apresentações e pesquisas feitas em tablets.

Os trabalhos comunitários são organizados pelo Colégio no contraturno e, para participar deles, os alunos se inscrevem e participam de aulas de preparo e sensibilização. O objetivo é desenvolver a convivência cidadã, respeito mútuo, tolerância às diferenças e reflexão sobre valores. São vivências que ampliam a visão de mundo e o repertório dos alunos e os estimulam para contribuir para um mundo melhor.

 

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878 pela comunidade germânica, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma das mais conceituadas instituições de ensino do País. Comprometida com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, a Instituição é certificada pelo governo alemão como uma escola de excelência. Com uma infraestrutura favorável ao desenvolvimento integral do aluno, da Educação Infantil à 3ª série do Ensino Médio, prepara estudantes para ingressar em universidades de ponta no Brasil, além de oferecer o Abitur, certificação oficial utilizada para ingressar em faculdades europeias. Sua comunidade escolar é composta por cerca de 10 mil alunos, 600 professores e mais 400 profissionais da área pedagógica, entre especialistas e auxiliares de ensino, distribuídos em três Unidades, sendo duas na capital paulista (bairros Morumbi e Panamby) e uma em Valinhos, interior do Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse o site www.portoseguro.org.br.

Sair da versão mobile