A base estrutural de cada instituição escolar – seja ela de ensino infantil ou médio – destaca, em suas preocupações, qualidade na atuação, performance significativa, metodologia assertiva e planos de ações efetivos. Nos meandros contemporâneos, as dificuldades e problematizações ganham amplitude e notoriedade, ressaltando, então, a importância (e necessidade) de demandas específicas, além de acompanhamentos e estratégias de melhorias instigantes
Presente em 24 estados, com mais de duas centenas de Unidades Parceiras em 156 cidades brasileiras, o Sistema de Ensino Poliedro possui a meta de oferecer a melhor experiência educacional a escolas de todo o país, bem como desenvolver materiais e serviços de qualidade para atender as necessidades de suas unidades parceiras. “O nome Unidade Parceira (UP) não é mero acaso, pois entendemos a escola como sendo única e que merece um tratamento diferenciado e, neste sentido, o Escola+ visa auxiliar o crescimento de cada instituição a partir de suas características próprias”, destaca Altamar Carvalho, Gerente Pedagógico do Sistema de Ensino Poliedro.
Com o objetivo de identificar as necessidades e demandas das unidades e propor um plano estratégico de melhorias junto aos diversos departamentos responsáveis, o Poliedro iniciou o Programa Escola+: Trata-se de uma análise, que ocorre desde a implantação do Poliedro em uma escola, e conta com o apoio das áreas de comunicação, marketing, editorial, tecnologia educacional e departamento pedagógico.
“Basicamente, cada parceiro do Sistema possui um consultor pedagógico que, junto com a escola, desenvolve um plano de ação com foco em questões estratégicas que auxiliem na implantação de melhorias na instituição. O trabalho foi iniciado em 2016 com algumas escolas piloto e em 2017 estamos aplicando em todos os parceiros. O Programa Escola+ consiste em organizar um conjunto de estratégias junto com cada escola visando atender as suas necessidades especificas”, explica Altamar.
Alta Performance
A metodologia utilizada pelo Poliedro é baseada em PDCA, uma ferramenta de gestão pautada em quatro ações: Plan (planejar), Do (fazer), Check (checar) e Act (agir). Para atender à realidade das Unidades Parceiras, essas etapas foram adaptadas para os eixos: Proximidade, Direcionamento, Customização e Avaliação. Esse ciclo é contínuo, ou seja, há a construção de um plano de ação com a escola e uma avaliação periódica para averiguar se existe coerência com a necessidade do colégio ou sofrerá alterações.
Dessa forma, o intuito de um diagnóstico preciso é fortalecer os vínculos e auxiliar as escolas na utilização dos produtos e serviços do Programa Escola+, disponibilizando ações destinadas às necessidades de cada instituição. “Exemplos: uma escola parceira deseja focar na formação, então nós estabelecemos uma agenda de trabalho com a equipe de professores para o desenvolvimento de temas pertinentes às necessidades do grupo; outra escola precisa de apoio para comunicar melhor à sua comunidade todos os seus diferenciais, então sugerimos ações ligadas ao marketing e comunicação”, comenta Altamar.
Processo de Implantação
O Programa Escola+ disponibiliza às escolas parceiras uma equipe de especialistas formadas por um consultor pedagógico e um gestor de relacionamento para auxiliar no processo de implantação do Sistema de Ensino e no acompanhamento das ações. Essas etapas são realizadas presencialmente e, também, pela internet.
De acordo com Altamar, implantação envolve a inserção de algo novo no universo de uma determinada escola, e isto exige um tempo para conhecer, analisar, experimentar e adequar ao contexto e cultura da escola. “Por este motivo nosso processo dura alguns meses, para que a escola possa se sentir mais segura para desenvolver seu trabalho”.
Etapas da implantação:
– Mapeamento;
– Agenda;
– Capacitação;
– Tarefas;
– Devolutiva;
– Adaptação;
“Os consultores têm um grupo de escolas sobre sua responsabilidade e fazem um acompanhamento presencial e à distancia para prestar toda a assistência necessária ao parceiro. Telefone, Skype, e-mails e videoconferências são usadas frequentemente para os contatos e atualizações”, ressalta Altamar.
Através do Escola+ é possível vislumbrar patamares de qualidade e excelência educacional. Por meio de um denso mapeamento são desenvolvidos planos de ações e soluções efetivas, adaptadas à realidade de cada escola, aliando metodologia, tecnologia, formação e resultado.
PROGRAMA ESCOLA+
SISTEMA DE ENSINO POLIEDRO
(12) 3924-1616
http://sistemapoliedro.com.br/