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GEduc 2017: Inspiração para Mudanças e Insights para Soluções

Por Rafael Pinheiro / Fotos Andreia Naomi

Compreender a educação como um mecanismo complexo, denso e repleto de métodos e ferramentas, é uma forma de alcançar resultados positivos – tanto na gestão administrativa, como no universo peculiar inserido nas salas de aula. A engrenagem de ensino movimenta experimentações, compartilhamento de ideias, aprimoramento do conhecimento, capacitação e soluções práticas para os gestores atribuírem em suas instituições. Promovendo, assim, uma rede de grandes mudanças.

Com um cenário atualizado e repaginado, o sistema educacional atravessa um período de reestruturação. E, assim, debates, fóruns, capacitações e diálogos abertos propiciam uma interação e promoção de novos horizontes possíveis e tangíveis. O Hotel Maksoud Plaza, localizado na região central de São Paulo, recebeu, entre os dias 29 e 31 de março, o GEduc 2017, que explorou o tema “Transformando a Gestão – Inspiração para Mudanças, Insights para Soluções”.

Realizado pela HUMUS, a 15ª edição do evento, considerado um renomado congresso de gestão educacional da América Latina, apresentou, durante os três dias, um olhar amplo às questões que tangem a gestão escolar atual. Ao longo de 15 anos, o evento promoveu importantes palestras, cases e debates que hoje fazem parte de um acervo de histórias e conquistas. Somados, 6 mil congressistas, entre executivos brasileiros e estrangeiros, tiveram a oportunidade de absorver conhecimentos de mais de 600 conferencistas.

 

Nesta edição de 2017, o evento recebeu mais de 400 gestores de instituições de ensino, que tiveram a oportunidade de refletir sobre conceitos e experiências compartilhadas pelos principais pensadores da educação brasileira, além de representantes de escolas e universidades tidas como referências em todo o Brasil. “Nosso principal desafio é transportar conteúdos relevantes do segmento corporativo para o acadêmico, apresentando caminhos para a profissionalização da gestão”, explica Sonia Simões Colombo, diretora da HUMUS.

A reflexão sobre conceitos e o compartilhamento de experiências são os objetivos de base do evento que apresenta, a cada edição, novas propostas de discussões, interações, novidades educacionais e uma gama extensa de experimentações que podem ser inseridas na rotina estudantil – seja ela através de gestão de pessoas, liderança educacional, inovação acadêmica ou marketing educacional.

Dentre as novidades para esta edição, destaque para o I Fórum de Governança Corporativa, presidido por Marco Antonio de Bona Rossi e o I Fórum Cyber Security com os painéis: “Riscos e consequências institucionais de ameaças de internet” e “Estratégias e soluções para evitar perdas de dados e prejuízos”.

Destacamos, também, o XIV Congresso Brasileiro de Gestão Educacional – com a ilustre presença do historiador Prof. Dr. Leandro Karnal, com a palestra magna “Transformando a gestão: estratégias para um novo tempo”; o X Fórum de Gestão de Pessoas, com a participação do Prof. Dr. Joel de Souza Dutra, renomado especialista em gestão de pessoas; o II Fórum de Líderes Educacionais, com a participação do Dr. José Ernesto Bologna, consagrado consultor em desenvolvimento humano; o VI Fórum de Inovação Acadêmica, com a presença de Felipe Amaral de Mattos, líder da área de inovação da Kroton; e a XII Jornada de Marketing Educacional, com a notável presença de Ana Nubié, sócia na Elocc Creative Agency.

 

ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS

Leandro Karnal, historiador brasileiro, professor e renomado conferencista, em sua palestra magna intitulada “Estratégias para um novo tempo”, indicou alguns pontos e fatores que devem ser observados e analisados na educação contemporânea. “Todo o processo educativo aposta em um binômio, ou seja, estratégia e educação. Trabalhamos com o material do futuro, um devir, nos preparando para um mundo que virá, que está em construção”.

Nesse aspecto, Karnal destacou uma tríade complexa, pautada em experiência-ação-estratégia. “Nessa tríade, é possível identificar que todo problema tem origem e resolução humana, todos os erros são pedagógicos e cada erro é um início de um acerto. Onde há bons gestores sempre haverá boas reflexões”.

Em sua fala, o conferencista indica que a mudança é a realidade de todos e, mudar, de fato, é possível. “O desafio da consciência é o protagonismo e administrar é ultrapassar a resiliência, a visão além do horizonte. Eu, professor, por natureza, sou resistente às mudanças, mas é possível – e preciso – mudar”.

 

NOVOS DESAFIOS

A Profa. Dra. Claudia Costin, da Faculdade de Educação de Harvard e da FGV-RJ, em sua palestra intitulada “As forças que estão mudando o futuro da educação”, alertou que a educação é uma luta de todos nós, uma espécie de doença do bem que nos faz crescer e que, de certa forma, é preciso estabelecer metas específicas para alavancar índices e competências educacionais. “É importante medir competências e entender que é necessário garantir uma educação inclusiva para todos e promover oportunidades de aprendizagem e de qualidade ao longo da vida”.

De acordo com a conferencista, algumas ações podem ser inseridas no processo educacional para alavancar índices e estimular mudanças, como: criar um Projeto Nacional de Transformação da Educação; Mudar a formação e seleção de professores (curso profissionalizante, atualização constante, observação de sala de aula e mentoria); Investir em educação e saúde na Primeira Infância; Avançar na implantação da Base Comum Curricular, construindo um currículo centrado em competências, claro e relevante; Avaliação formativa (com feedbacks frequentes para gestores e professores) complementando as avaliações nacionais e estaduais; e promover a autonomia e integração.

 

PNGE 2017

O Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), é uma premiação que visa estimular a divulgação e disseminação de boas práticas relacionadas a gestão educacional. Realizado pela HUMUS, em parceria com ABMES, ANEC, CONFENEN, ANACEU, ABRAFI e a FENEP, o PNGE já premiou mais de 100 cases de sucesso de instituições privadas e gestores educacionais que realizaram ações inovadoras no âmbito da educação. A cada ano, a premiação recebe um maior número de inscrições e indicações, sendo consagrada como sinônimo da valorização de excelentes atitudes educacionais no Brasil.

Neste ano, a Cerimônia de Premiação do PNGE ocorreu no primeiro dia do evento, 29 de março, e os vencedores são: GESTÃO ACADÊMICA – Vencedores do Ensino Superior: Grupo UNIS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e Universidade Braz Cubas. Vencedores da Educação Básica/Técnica: Colégio Presbiteriano Mackenzie de São Paulo, Colégio Marista Assunção e Colégio Imperatriz Dona Leopoldina.

GESTÃO ADMINISTRATIVA – Vencedores do Ensino Superior: Centro Universitário Álvares Penteado (FECAP), Kroton Educacional e Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde. Vencedores da Educação Básica/Técnica: Colégio Farroupilha e Colégio Martha Falcão.

RESPONSABILIDADE SOCIAL – Vencedores do Ensino Superior: Universidade de Santo Amaro (UNISA), Centro Universitário São Camilo e Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica). Vencedores da Educação Básica/Técnica: Colégio CIMAN, Colégio Farroupilha e Colégio Cermac.

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