De acordo com o fundador do Educbank, Danilo Costa, um bom gestor deve ter a capacidade de ressignificar. “Esse é o principal atributo de um líder do amanhã”, afirmou durante o VII Fórum de Líderes Educacionais, nesta quinta-feira (31.03). Ao completar duas décadas de atividades, o GEduc retorna ao modelo presencial, seguindo todos os protocolos sanitários determinados pelas autoridades. O evento, realizado pela HUMUS, acontece até amanhã, 1° de abril, no Centro de Convenções Rebouças.
Durante sua palestra, intitulada “O DNA dos líderes do futuro”, Danilo Costa destacou que, como líderes, “precisamos ser orientados por dados – seguindo o modelo de data driven – e pelo formato híbrido, porém sendo 100% humanos em nossa abordagem”. O CEO do Educbank ainda ponderou que está na lista de atribuições do gestor a capacidade de enfrentar e resolver problemas.
Na manhã dessa quinta-feira, o case “Educbank” – a primeira fintech totalmente dedicada às escolas brasileiras – foi apresentado, enfatizando o pioneirismo do empreendimento. Em uma interação com a plateia, o fundador foi indagado sobre as estratégias para resolver crises. “Devemos pensar de maneira simples. Depois de diagnosticar o obstáculo, devemos planejar e, por fim, executar. Temos que ser práticos, sempre tendo em mente qual é o objetivo daquela respectiva iniciativa”. Outra dica dada foi perguntar “por quê?” à exaustão, até chegar à raiz da questão e, então, tem-se um quadro nítido para ser tratado.
Inovação em pauta – Danilo Costa salientou que o empreendedor que inova corre riscos diariamente. “Muitas pessoas vão dizer que há insensatez em suas atitudes. Mas quem empreende está sujeito aos hematomas dessa condição. Faz parte da atividade esse quadro de incertezas. Ao mesmo tempo, é gratificante ter um projeto pioneiro em uma determinada área e saber que outros profissionais estão se beneficiando”.
Ainda sobre a relevância de uma boa gestão, Danilo reforça: “Muitas pessoas pensam na área educacional somente pelo prisma pedagógico, por se tratar de um pilar de sustentação de todo o setor. No entanto, ainda há muito que ser dito sobre as lideranças – e capacitações – dentro do ambiente escolar. Apenas um a cada dez gestores escolares tem formação nessa área no Brasil. E não é por falta de interesse. Acreditamos que o debate pode mobilizar nossos profissionais a respeito dessa relevância”, destaca.
Fundado em 2020, o Educbank assumiu o compromisso de ampliar a oferta da educação básica de qualidade no Brasil até 2030, em consonância com a ODS4 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade) da ONU, respeitando os níveis 4, 5 e 6 do PISA, que é realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
GEduc – Congresso Brasileiro de Gestão Educacional
Data: 30 de março a 01 de abril de 2022
Local: Centro de Convenções Rebouças – (estacionamento) Av. Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo | Entrada principal – (pedestres) – Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23.Organização: HUMUS – www.humus.com.br