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GEDUC 2024 – Congresso de gestão educacional apontou trilhas possíveis para construir uma educação transformadora

Guiado pela temática “Educação por essência: construindo trajetórias”, o GEduc, reconhecido como o principal Congresso de Gestão Educacional do país, reuniu, entre os dias 3 e 5 de abril, no Centro de Convenções Rebouças (SP), 1.366 congressistas e visitantes inscritos com o objetivo de debater as mudanças culturais, sociais e tecnológicas que vêm impulsionando a sociedade, sobretudo as transformações que perpassam todo o denso processo educacional.

“Trazemos reflexões e análises sobre as principais dores contemporâneas vividas pelos gestores em suas escolas e universidades, debatendo estratégias para solucionar problemas ou aperfeiçoar os processos, sejam pedagógicos, organizacionais, financeiros, tecnológicos ou de relacionamento com os alunos/comunidade”, destacou Sonia Colombo, diretora da HUMUS, empresa que realiza capacitações para gestores de universidades e escolas, além de possuir soluções em consultoria e seleção de profissionais – serviços também exclusivos para o segmento educacional.

Em sua 22ª edição, o evento, realizado pela HUMUS, alcançou números significativos de público: mais de 1.600 pessoas circularam ao longo dos três dias do evento, e tiveram mais de 313.900 interações no App Oficial do GEduc. Na programação diversa dos congressos, cerca de 60 palestrantes abordaram as principais trilhas do evento – Fórum de Líderes; Inovação Acadêmica; Fórum EdTech; Gestão de Pessoas; A Nova Sala de Aula; Habilidades Socioemocionais; Jornada de Marketing Educacional; e o Congresso de Gestão Educacional, além de duas sessões paralelas com o Encontro de Secretários de Educação e mentorias exclusivas.

Sonia Colombo, diretora da HUMUS

Um dos destaques da programação deste ano foram os palestrantes de renome, tendo keynote speakers como Miguel Falabella, Júnior Borneli, Marco Tulio Lara e Kenneth Corrêa. “Além da programação impecável que contou com assuntos instigantes que agregaram ótimos conhecimentos aos líderes educacionais, trouxemos palestrantes de notório saber que propiciaram muitos debates com os congressistas visando a inovação e novos caminhos para o aprimoramento dos serviços educacionais”, ressaltou Sonia Colombo.

PROTAGONISMO

Com a plateia lotada, Miguel Falabella, filho de educadores, tratou da busca da felicidade, tão almejada por todos os seres humanos. Formado em Letras, com especialização em Literatura Inglesa e Americana, pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), sua fala na Palestra Magna 1 – “Educação e protagonismo: novas atitudes na construção de trajetórias” durante a manhã do primeiro dia do GEduc trouxe contribuições que passaram por ensinamentos de vida.

Miguel Falabella, ator, diretor, produtor e dramaturgo

Após o seu desligamento de uma grande emissora de televisão, ele sentiu a necessidade de se reinventar, no sentido amplo. E as grandes questões que pairaram para ele foram: “Como se reinventar aos 60 anos?” e “Ainda há lugar para mim?”. “Mesmo tendo estrutura de vida, mil questões surgiram na minha cabeça”, afirmou.

Dentro desse contexto, começou a dar palestras profissionalmente. E entre as dicas de abordagens para as palestras, a primeira foi tratar de assuntos mais filosóficos. “A vida foi me propondo desafios e reestruturei a minha carreira e vida pessoal”, acrescentou o ator, diretor, produtor, dramaturgo, autor de centenas de poemas e crônicas e outros 6 livros, entre eles o “Vivendo em Voz Alta”.

LIDERANÇAS PARA O FUTURO

“Hoje, um dos principais desafios da educação refere-se à contratação e à retenção de colaboradores e o que se tem que se observar nesse sentido são os aspectos técnicos e os valores compatíveis à instituição”, destacou André Guadalupe, Cofundador e Diretor Executivo do Colégio Planck – São José dos Campos (SP). Outros pontos importantes são equilibrar a expectativa das famílias, as transformações da sociedade e manter a essência da escola que é pedagógica.

Com 30 anos de experiência em sala de aula, André Guadalupe abordou, durante a sua fala no painel sobre lideranças para o futuro, no segundo dia de GEduc, temas atuais, como: a necessidade de cuidar da cultura da escola, o que passa pela compreensão de propósito, de planejamento de médio e longo prazos, e pelo entendimento do mercado de trabalho em um horizonte de, pelo menos, 15 anos.

Para Antônio Carlos Kronemberger, também participante do painel, “no fim das contas, quando falamos em desafios de liderança, estamos tratando de gente”. E na educação, encontramos perfis muito diversos, portanto, os desafios de liderança e de implementação de cultura também acompanham essa diversidade”, afirmou.

O empreendedorismo é um dos temas de maior apropriação do Kronemberger, atual gerente de educação do Sebrae/RJ, responsável pela implementação de uma cultura mais empreendedora. “Educar para o empreendedorismo não significa, necessariamente, ter um negócio, mas significa que os colaboradores de uma determinada empresa tenham ‘senso de dono’, ou seja, que consigam empreender dentro da própria empresa em que atuam. Em termos práticos, significa empreender dentro de um empreendimento de alguém”, explicou Kronemberger.

SEM MEDO DO FUTURO

Encerrando o evento do GEduc 2024, Marco Tulio, compositor, guitarrista e cofundador da banda Jota Quest realizou uma palestra show, refletindo sobre sua trajetória pessoal, profissional e como essas histórias se encontram na educação. Com 3 anos de idade, Marco conta que ganhou sua primeira guitarra. Aos 17 anos, o músico foi aprovado em diversos vestibulares para Engenharia Civil na UFMG. O cantor conta que nessa época, ele se via dividido entre a paixão pela música e a vontade de conquistar um diploma de graduação em uma Universidade Pública. Com isso, passando por uma situação de abalo psicológico, aos 21 anos foi diagnosticado com TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo.

Marco Tulio, compositor, guitarrista e cofundador da banda Jota Quest

Após 4 anos cursando Engenharia, ele decidiu sair da faculdade e seguir seu sonho. O compositor disse que refletiu sobre seus desejos para o futuro e pensou: “Sobrevivo ao meu fracasso, mas não vou dar conta de lidar com a covardia de não ter tentado”. Ele contou que o primeiro show da banda Jota Quest tinha como público uma única pessoa. “Foram 10, 100, 1000 e 10 mil pessoas. Depois, o primeiro disco foi lançado nacionalmente em 1996 pela gravadora Sony”, relata.

Tempo depois conheceu sua esposa, com quem está casado há 23 anos e teve seu primeiro filho, que atualmente tem 19 anos. Seis anos depois do primogênito, veio o caçula que hoje tem 13 anos e ainda durante a gravidez foi diagnosticado como portador de Síndrome de Down. A partir desse cenário, Marco Tulio propôs reflexões sobre definições como sucesso, relatando situações que viveu para ilustrar que muitas vezes a vida exige coragem para alcançar o futuro desejado.

PRÊMIO NACIONAL DE GESTÃO EDUCACIONAL

Sendo realizado desde 2006, o Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) tem como objetivo incentivar as instituições de ensino a desenvolverem práticas eficazes em suas diversas áreas, propiciando, assim, o fomento ao aprimoramento contínuo da educação em nosso país. Cada trabalho tem a função de desempenhar um papel relevante na instituição de ensino, e o intuito do PNGE é de que as melhores práticas sejam reconhecidas pelas ações inovadoras e/ou resultados efetivos. Os cases são avaliados em três categorias: a) Inovação Acadêmico-Pedagógica; b) Responsabilidade Social; e c) Gestão de Excelência.

O PNGE é correalizado pela FENEP, ABMES, ANACEU, ANEC e pela HUMUS. A cerimônia de premiação ocorreu durante a programação do evento e os projetos vencedores podem ser acompanhados no site da HUMUS (humus.com.br/pnge) ou no perfil do Instagram (@geducoficial).

PARCEIROS

Com mais de 60 empresas expositoras, os visitantes puderam acompanhar as soluções educacionais apresentadas nos estandes durante o intervalo da programação de palestras. Neste ano, o evento teve o patrocínio da International School (Diamond); Anthology, isaac, Pravaler e Workalove (Silver); Douk Plataforma, Foreducation Edtech, Seven e Grupo School Picture (patrocínio de sessão); além de diversos apoios.

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