Competição que será realizada de 21 a 23 de fevereiro em Brasília (DF) irá reunir equipes de todo o país com seus projetos que propõem soluções para prevenir desastres naturais
Será realizada nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, em Brasília (DF), a fase nacional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL). O evento irá reunir as equipes classificadas de todo o país nas etapas regionais da competição que começaram em novembro do ano passado nos estados do Amazonas, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Paraná e São Paulo. Formados por até dez alunos de escolas públicas e particulares e liderados por um técnico e mentor, os sessenta times premiados foram os que mais se destacaram nas categorias: Projeto de Pesquisa, Design do Robô, Core Values (inspiração e trabalho em equipe) e Desafio do Robô feitos com peças LEGO® e programados com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® Education NXT, que são apresentados durante a competição aos jurados.
Com o tema “Fúrias da Natureza”, a missão das equipes participantes da temporada é propor soluções inovadoras para prevenir desastres naturais como tornados, tempestades, terremotos, tsunamis, enchentes, deslizamentos de terra, entre outros. Na fase da região Norte, realizada em Manaus (AM), a equipe LEGO Maníacos, da escola SESI da cidade, ficou com o primeiro lugar da premiação principal, o Champion’s Awards. O projeto apresentado pelos alunos e que será levado para Brasília é um Sistema de Alerta contra Enchentes Sensoriado (SAES), um sensor de nível de água que emite um alerta sempre que detectar risco de enchentes.
A vencedora da categoria máxima entre as equipes da região Sudeste, realizada em Betim, (MG), foi a equipe Lego Lords, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), que também apresentou um projeto para prevenir enchentes. O sensor de pressão desenvolvido, ao ser colocado no rio, consegue medir o nível da água e avisar as pessoas que estão em áreas de risco de alagamento. Já a equipe Lego of Olympos, do SESI Gama (DF), campeã da seletiva Centro-Oeste, que reuniu competidores em Goiânia (GO), em dezembro, irá levar para a fase nacional projetos que abordam um estudo sobre vulcões e deslizamentos de terra.
Foto Felipe Menezes
A supervisora pedagógica do SESI Gama, Elisangela Machado da Silva Gomes, afirma que todos estão ansiosos com a competição nacional e os alunos participantes não falam em outra coisa. Ela conta ainda que a decisão de retomar os treinos antes do que estava programado partiu dos próprios alunos. “A motivação e alegria são tão grandes que alguns já falam até mesmo em seguir carreiras da engenharia. Percebemos aí, então, a importância do trabalho desenvolvido por meio da robótica na vida desses alunos”, diz. O estudante Tássio da Silva Araujo, da equipe Lego of Olympus, diz se sentir preparado para o torneio nacional. “Estamos bem adiantados no projeto do robô, quesito em que não tínhamos ido tão bem na etapa regional. Agora estamos fazendo os ajustes necessários e aprimorando também o projeto de pesquisa, para que a gente alcance um bom resultado. Espero que tenha muita gente lá, como teve no regional”, comenta.
O time campeão da regional Nordeste, realizada em Salvador (BA), TechCOE, de Aracaju (SE), levará para Brasília um trabalho relacionado à prevenção de incêndios florestais. O professor e técnico da equipe, Helio Igor, explica que após uma pesquisa de campo em uma reserva florestal que costuma ter focos de incêndio, os alunos desenvolveram o projeto de uma barragem subterrânea que servirá de reservatório de água para facilitar o trabalho dos bombeiros no combate aos incêndios florestais. Segundo o educador, os alunos estão muito animados com a próxima etapa e treinando diariamente para a competição. “Logo que retornamos da fase regional, voltamos a treinar durante o mês de dezembro, paramos um tempo para as férias, mas já retomamos para que todos se saiam muito bem na etapa nacional”, afirma.
Já a regional Sul, promovida em Curitiba (PR), teve como campeã a equipe Esquadrão Garança, do Colégio Militar de Santa Maria (RS). Já em São Paulo, foram realizadas duas seletivas – uma na cidade de Presidente Epitácio, na qual foram classificadas equipes do SESI e outra em São Caetano do Sul, em que participaram escolas particulares e públicas do estado. Na primeira, a grande vencedora da categoria Champion’s Awards foi a equipe Big Bang do SESI Birigui. Em São Caetano, quem levou o prêmio foi a equipe Koelle Pandas, do Colégio Koelle de Rio Claro (SP), que elaborou o projeto SIDADE – Sistema Inteligente de Alerta de Enchente. O trabalho consiste em uma boia que detecta o nível do rio e envia uma mensagem de alerta para números de celulares pré-cadastrados, por meio de um sistema.
O professor de robótica do colégio e treinador dos alunos, Sergio Barbosa, conta que a equipe já apresentou o sistema para o prefeito, Defesa Civil e Secretaria da Segurança Pública de Rio Claro que gostaram da ideia, aprovaram e vão utilizar em um lago da cidade para testar o projeto através de sua aplicação real. Ele conta também que os treinos têm sido muito divertidos e descontraídos, mas também com foco e dedicação. “Estamos buscando melhorar com base na avaliação dos juízes sobre a etapa regional. A tentativa de aperfeiçoamento vem tanto na parte técnica, do projeto de pesquisa e do cumprimento das missões, quanto na parte do trabalho em equipe e união dos integrantes do grupo”, explica o educador. O aluno e integrante da Koelle Pandas, Henrique Granado Jábali, conta que é a segunda vez que eles participam da fase nacional, mas este ano a expectativa é ainda maior, principalmente por conta da premiação que conquistaram na regional. “Estamos muito ansiosos e treinando bastante, nos reunimos sempre para aperfeiçoar o nosso projeto e tentar melhorar nosso tempo para a competição em Brasília”, diz o aluno.
Sobre a FIRST® LEGO® League
O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) é uma parceria entre a organização sem fins lucrativos FIRST (For Inspiration and Recognition de Ciência e Tecnologia) e do Grupo LEGO®. O programa é voltado para crianças de 9 a 15 anos com o objetivo de despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar.
A partir de uma experiência criativa, os competidores resolvem problemas do mundo real, planejam, projetam e constroem robôs feitos inteiramente com peças LEGO® e programados com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® Education. Sua primeira temporada foi realizada em 1998 e atualmente mais de 230 mil estudantes de 80 países participam.
SERVIÇO – Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL)
Data: 21, 22 e 23 de fevereiro
Horário: 1º dia: 21.02.2014 – 8h às 18h
2º dia: 22.02.2014 – 8 às 18h
3º dia: 23.02.2014 – 8h às 19h
Local: SESI Taguatinga – QNF 24 Área Especial – Taguatinga Norte (DF)
Site: http://www.portaldaindustria.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/TorneioFLLBrasil