Segundo estudo apresentado durante o Canvas Roadshow 2018, evento realizado no último dia 4, na ESPM, em São Paulo, pela Instructure – (NYSE: INST), empresa americana que desenvolve softwares para formação acadêmica e treinamento corporativo – 46% dos alunos afirmam falta de tempo e organização para concluir seus cursos. A pesquisa apontou ainda que para 31,2% dos alunos entrevistados o conteúdo não atendeu às expectativas, 16,9% acreditam que a tecnologia é inadequada e apenas 3,9% relataram não ter recursos para pagar pelo curso.
No primeiro evento da turnê, no Brasil, os especialistas discutiram o impacto da tecnologia no ensino a distância e no painel de Direito e Regulação no Ensino a Distância, o grupo Ser Educacional, parceiro da Instructure, trouxe especialmente para esta ocasião a pesquisa[i] elaborada pela FGV (Faculdade Getúlio Vagas) sobre os principais motivos de evasão estudantil dos cursos de EAD. A pesquisa foi realizada com 444 estudantes entre 26 e 35 anos de idade.
O estudo foi a base da discussão dos participantes sobre o evento e terminou com uma mesa redonda sobre o assunto. O professor doutor Paulo Chanan, diretor de Regulação e promotor institucional do grupo, acrescentou aos dados que o principal fator de desistência dos cursos está relacionado ao interesse e consequentes prioridades. “É necessário desenvolver conteúdo interessante para atrair e manter os alunos, o ensino à distância que não tem conteúdo interessante acabará como segunda opção das escolhas daqueles que estudam”.
Para Lars Janér, diretor da Instructure para a América Latina, inovação e tecnologia são ferramentas para reduzir a evasão de cursos de EAD. “Se não cabe a nós criar metodologias de estudo, temos que fornecer os meios para que isso aconteça”, notando que o Canvas, uma plataforma de ambiente virtual de aprendizagem (LMS), fornece às instituições educacionais a liberdade de personalizar e fornecer extensa gama de conteúdo. Ele também afirma que “com essa plataforma, o aluno pode acompanhar seu progresso, planejar seus estudos e a instituição pode melhorar o conteúdo mantendo atualizado, criando engajamento e usando em multiformatos como vídeo, podcasts, livestreams, etc. Muito fácil de subir e consumir conteúdo, algo que outros softwares não permitem que você faça”.
“Quando você tem inovação e tecnologia, oferecendo mais autonomia ao aluno com acesso a qualquer dispositivo e conteúdo atraente tanto online quanto offline, é possível criar metodologias inovadoras e, assim, diminuir essas métricas”, concluiu Chanan.
O evento também contou com a presença de Rodrigo Tafner, professor e diretor de Tecnologia da ESPM; Mauricio Pimentel, professor e coordenador de Parcerias Tecnológicas da ESPM; Silvana Tamassia, sócia-fundadora da Elos Educacional; Sandra Kina, gerente de EAD e Tecnologia Educacional do Hospital Albert Einstein; Gislene Eimantas, superintendente de Educação do Hospital Sírio-Libanês; e Gabriela Cristiane Freire de Sá conselheira da ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância).
O Canvas Roadshow 2018 partiu ontem, 5, para Campinas; no dia 18 estará em Salvador; no dia 24, em Belo Horizonte; e no dia 26, em Curitiba. Mais informações, programação e inscrições para participação em: https://www.canvaslms.com/
Sobre a Instructure
A Instructure, Inc é uma empresa de tecnologia de software como serviço (SaaS) que desenvolve soluções que tornam as pessoas mais inteligentes. Com a visão de ampliar o potencial das pessoas por meio da tecnologia, a Instructure criou o Canvas e o Bridge, que permitem às organizações em todos os lugares facilmente desenvolver, entregar e gerenciar experiências de aprendizagem online ou presencial. Atualmente, a Instructure já conecta milhões de professores e alunos em mais de 3.000 instituições de ensino e empresas em todo o mundo. Saiba mais sobre o software Canvas e suas versões para o ensino superior, fundamental e médio em www.canvaslms.com/brasil e www.instructure.com.
FACULDADE GETÚLIO VARGAS. Razões para a Evasão na Educação à Distância. Análise dos resultados, p. 6, 2016. Disponível em http://www.abed.org.br/