Competição foi organizada para aumentar o interesse dos alunos do Ensino Médio das escolas conectadas ao Educacional pelo que acontece no cotidiano e pelos temas que ganharam manchetes no Brasil e no mundo. Além disso, serviu como um preparatório para o Enem e grandes vestibulares
Fernando Monteiro Kiotheka, 15 anos, do Colégio Cidadão do Amanhã, em Piraquara – PR, Matheus Fernandes Barbosa, 17 anos, do Colégio Ultra, em Andradas – MG e Luana Trivelin de Angeli, 20 anos, do Centro Educacional Charles Darwin, em Vitória – ES ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, na Olimpíada de Atualidades, competição que desafiou os alunos do Ensino Médio das escolas conectadas ao Educacional a demonstrarem seus conhecimentos sobre temas da atualidade que mereceram destaque nas capas dos jornais, revistas e em outros meios de comunicação.
Durante dois meses, mais de 1.900 alunos participaram das três fases da competição. Na primeira, cada participante teve que responder a doze questões (duas por dia – durante seis dias) e se classificaram para a fase seguinte os que acertaram no mínimo três questões. Na segunda etapa, foi dado o mesmo número de questões, porém, aqueles que responderam em menor tempo, ganharam bônus e superbônus. Os dez que obtiveram as maiores pontuações passaram para a terceira etapa. Na última fase da competição, dividida em semifinal e final, foram lançadas três questões com prazo de uma hora para resposta. Os alunos que responderam corretamente dentro do prazo passaram para a grande final. Nessa etapa, os classificados tiveram que responder mais três perguntas no mesmo prazo. Sagraram-se campeões os três alunos com maior número de acertos e menor tempo de resposta.
“Nossa intenção com esta atividade é despertar a atenção para temas atuais e cotidianos em um espírito de competição saudável. A competência de entender e interpretar a realidade e não somente o currículo, vem sendo cada vez mais valorizada, inclusive em exames como o Enem. As questões ajudam a desenvolver o potencial para argumentação e interpretação de fatos, entre outras habilidades como raciocínio rápido e controle da pressão contra o tempo, que são fundamentais na preparação para vestibulares e exames nacionais. Para uma boa aprendizagem, é importantíssimo que o aluno experimente, seja desafiado, questione, manipule, pesquise e desenvolva métodos de resolução”, declara Andrea Maia de Santana, gerente de Portais da Positivo Informática Tecnologia Educacional.
Cerimônia de premiação para o primeiro colocado
O primeiro colocado da Olimpíada de Atualidades, Fernando Monteiro Kiotheka, recebeu, em cerimônia realizada no próprio colégio, um smartphone Positivo Octa e o certificado de participação. “Não sabia como seria meu desempenho e fiquei muito feliz com o resultado. É muito importante participar de competições como essa”, conta o aluno que sonha estudar Ciência da Computação.
A diretora do Colégio Cidadão do Amanhã, Rosângela Odete de Souza Alves, aposta no uso de tecnologias no dia a dia dos alunos e na participação em competições saudáveis, como a Olimpíadas de Atualidades. “Com o Educacional, o aluno cria autonomia e tem oportunidade de participar de projetos, atitudes que trazem sucesso na aprendizagem do estudante”, comenta Rosângela.
Matheus Fernandes Barbosa, segundo colocado na Olimpíadas de Atualidades, ganhou um smartphone Positivo s480 e o certificado, e Luana Trivelin de Angeli, terceira melhor no ranking, levou para casa um tablet da Positivo Informática e o certificado de participação.
Sobre o Educacional:
Presente em centenas de escolas particulares do Brasil, o Educacional promove e facilita o aprendizado, organiza a rotina escolar e incentiva a interação entre os alunos e seus professores em um ambiente virtual e interativo, bem ao gosto da geração de nativos digitais. Para os educadores, o Educacional oferece apoio por meio de um conteúdo vasto e confiável, projetos colaborativos, rede social privada, aplicativos, oficinas, tudo com segurança e tecnologia de ponta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem e aprimorar a comunicação com os alunos. Para os pais, é um espaço privado e seguro que permite acompanhar a vida escolar dos filhos e interagir com a escola.
Sobre a Positivo Informática:
A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3) é a maior fabricante brasileira de computadores e tem destacada presença na Argentina. Emprega cerca de 4,5 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, na Terra do Fogo e em Buenos Aires. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, tablets, smartphones e celulares. Presença em mais de 10 mil pontos de venda no Brasil e 2 mil na Argentina, além de contar com cerca de 7 mil revendedores cadastrados em todo o Brasil. Mais informações disponíveis em http://www.positivoinformatica.com.br/ri.
Criada há vinte anos, a Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática oferece soluções que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. São portais, mesas educacionais, plataformas, aplicativos e conteúdos digitais, equipamentos para escolas, alunos e professores e programas de formação e acompanhamento pedagógico presentes em cerca de 14 mil escolas em todo o Brasil e em mais de 40 países. Mais informações sobre a Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática: www.positivoteceduc.com.br
Curta a página oficial no Facebook no endereço www.facebook.com/positivotecnologiaeducacional