Estudantes de 165 turmas do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental, de escolas em sete estados brasileiros, se engajaram no projeto “Como Funciona?”, escolhendo um tema sobre o qual tinham curiosidade, para então navegar, ir a campo, discutir e compartilhar os resultados de suas pesquisas com turmas em todo o país. Atividade foi criada pela Positivo Informática Tecnologia Educacional para as escolas conectadas ao Educacional
Usar a curiosidade característica das crianças em favor da aprendizagem, promovendo uma rede nacional de pesquisas realizadas por estudantes a partir de seu interesse em entender o funcionamento das coisas. Essa foi a proposta do projeto “Como Funciona?”, que contou com a participação de alunos de 165 turmas de 30 escolas conectadas ao Educacional, conjunto de soluções voltadas à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, criado pela Positivo Informática Tecnologia Educacional.
O projeto envolveu cerca de 4.900 alunos do 4º ao 6º ano de escolas em sete estados (Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Cada turma participante definiu um assunto que despertava sua curiosidade e foi a campo para pesquisar, por exemplo, como funciona uma fábrica de cimento, de telefones celulares ou uma usina hidrelétrica, como o avião voa, como funciona uma lâmpada, um foguete, um microscópio, qual a origem, quando e como acontecem festas como a Coroação do Divino etc. Para descobrir tudo isso, as turmas desenvolveram diversas atividades durante o projeto, seguindo uma metodologia e tendo assim uma iniciação ao estudo e ao espírito científico.
“Desmontar objetos e entender processos funcionais é uma excelente iniciação ao estudo de metodologia científica. Além de contribuir para a autonomia de pensamento, esse projeto favorece a socialização ao estimular a produção de textos, imagens e vídeo e o trabalho em equipe”, diz Patricia Sprada Barbosa, Coordenadora Pedagógica do Educacional. Outro ponto forte do projeto foi o estímulo ao trabalho colaborativo e interdisciplinar, promovendo o aprendizado em seus diversos campos de conhecimento.
O Como Funciona? foi dividido em três etapas. A primeira definiu o que pesquisar, a partir do reconhecimento do que existe ao redor e que desperta o interesse dos alunos. Cada turma apresentou o alvo de sua pesquisa, a categoria (objeto, lugar ou evento), o que já sabia sobre o assunto, o que queria saber e como seria feita a pesquisa.
A segunda etapa foi de troca de ideias e sugestões entre os alunos, que conheceram os temas de pesquisa das demais turmas participantes do projeto, e como fariam sua investigação, enviando comentários, dúvidas e sugestões que pudessem, tanto complementar o trabalho dos colegas, como também que satisfizessem suas curiosidades acerca dos diferentes temas. A terceira e última etapa foi a de pesquisa. Os alunos entraram em ação, e, pesquisaram e descreveram o passo-a-passo do funcionamento do assunto escolhido. Os resultados foram enviados para o Educacional para compor um divertido almanaque e um jogo – “O que é, o que é?”, a partir de charadas criadas pelos alunos.
Abaixo alguns exemplos de pesquisas realizadas durante o projeto “Como Funciona?” por turmas conectadas ao Educacional:
Unidade Escolar Jean Piaget – Oeiras-PI
Colégio Reino do Ensino – São Paulo-SP
A fabricação de embalagens de poliestireno foi o objeto de pesquisa de quatro turmas do 5º ano, que visitaram uma fábrica da Meiwa em Arujá (SP), onde viram de perto o processo de produção do material plástico e seus impactos ambientais, questionaram as condições de trabalho no local e aprenderam mais sobre o uso de embalagens de isopor e a importância da reciclagem.
Complexo Educacional Contemporaneo – Parnamirim–RN
Colégio Dom Aguirre – Sorocaba – SP
As turmas do 5º ano B e C olharam para o alto ao escolher seus objetos de pesquisa. Os alunos do 5ºC se dividiram em equipes para saber tudo sobre aviões, enquanto os do 5ºB elegeram os foguetes como tema. Quem foi o inventor, qual a velocidade máxima que eles podem atingir, quantos tripulantes no máximo podem levar, como é um foguete por dentro, qual o processo que o faz subir, quanto tempo demorou de sua invenção até a primeira viagem? Para encontrar essas respostas, os alunos foram atrás de informações na internet, em livros erevistas e fizeram várias descobertas.
Instituto Lacoan – Pedro Leopoldo–MG
As turmas do 5º ano por sua vez resolveram pesquisar como funciona uma fábrica de cimento, desde a extração do calcário até a produção final dos seus agregados. Para isso, os alunos pesquisaram em sala e depois foramconferir pessoalmente tudo na fábrica da Holcim, onde assistiram a um vídeo sobre a segurança e os cuidados que devem ser tomados dentro da fábrica. Em seguida, conheceram todas as etapas da fabricação do cimento.
Escola Interativa – Fazenda Rio Grande – PR
Instituto Educacional Metodista – Passo Fundo- RS
Também participaram do projeto duas turmas do 5º ano, que escolheram satélites artificiais e a caixa preta dos aviões como objetos de pesquisa.
Sobre o Educacional:
Presente em centenas de escolas privadas do Brasil, o Educacional promove e facilita o aprendizado, organiza a rotina escolar e incentiva a interação entre os alunos e seus professores em um ambiente virtual e interativo, bem ao gosto da atual geração. Para os educadores, o Educacional oferece apoio por meio de um conteúdo vasto e confiável, projetos colaborativos, rede social privada, aplicativos, oficinas, tudo com segurança e tecnologia de ponta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem e aprimorar a comunicação com os alunos. Para os pais, é um espaço privado e seguro que permite acompanhar a vida escolar dos filhos e interagir com a escola.
Sobre a Positivo Informática:
A Positivo Informática (BM&FBOVESPA: POSI3) é a maior fabricante brasileira de computadores e tem destacada presença na Argentina. Emprega cerca de 4 mil colaboradores em suas fábricas no Brasil, localizadas em Curitiba (PR), Manaus (AM) e Ilhéus (BA), e na Argentina, em Buenos Aires e na Terra do Fogo. Integram seu portfólio de produtos desktops, notebooks, tablets, smartphones e celulares. Presença em mais de 10 mil pontos de venda no Brasil e 2 mil na Argentina, além de contar com cerca de 9 mil revendedores cadastrados em todo o Brasil. Mais informações disponíveis em www.positivoinformatica.com.br.
Criada há vinte anos, a Positivo Informática Tecnologia Educacional oferece soluções que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente estimulante e desafiador para os alunos. São portais, mesas educacionais, plataformas, aplicativos e conteúdos digitais, equipamentos para escolas, alunos e professores e programas de formação e acompanhamento pedagógico presentes em cerca de 14 mil escolas em todo o Brasil e em mais de 40 países. Mais informações sobre a Positivo Informática Tecnologia Educacional em: www.positivoteceduc.com.br
Curta a página oficial no Facebook no endereço www.facebook.com/positivotecnologiaeducacional