A Microsoft, multinacional de tecnologia e informática, fechou um convênio com prefeito de Cuiabá (MT), Emanuel Pinheiro, no valor estimado de R$ 13 milhões, que serão repassados ao município em forma de produtos. Cuiabá é a segunda cidade brasileira a firmar esse tipo de parceria em 2017, permitindo investimentos nas áreas de educação e tecnologia.
Uma das possibilidades oferecidas pelo acordo é a disponibilização da solução Office 365 (versão Educação). O software permitirá aos estudantes e educadores o acesso à exibição e edição de arquivos em Word (editor de textos), Excel (planilha de cálculos), PowerPoint (apresentação de slides), OneNote (bloco de notas dinâmico), e ferramentas baseadas na produção de documentos de formato não proprietário (OpenXML), que facilitam o aprendizado e o desenvolvimento dos alunos.
Também como apoio à promoção da inovação em sala de aula, a empresa possibilitará o registro ao maior portal de colaboração mundial para professores e diretores de escolas, o Microsoft Educator Network – Rede de Parceiros na Aprendizagem. Através desse ambiente, como ferramenta de troca de conhecimento e colaboração da comunidade escolar, os servidores da educação poderão participar de fóruns de discussão e terão à disposição aplicativos gratuitos para download e uso em sala de aula.
Além disso, visando fomentar o empreendedorismo e o crescimento de empresas iniciantes (startups), a Microsoft oferece também a adesão ao programa BizSpark. O programa inclui acesso a software de alta tecnologia, a treinamento de negócios e ao Microsoft Azure, uma plataforma voltada à criação e desenvolvimento de programas e serviços, facilitando a colocação dos produtos criados pelas startups no mercado.
O diretor de Vendas e Estratégias da Microsoft, Angelo Caceres Paula, destaca que esse é um tipo de parceria que a empresa fecha com poucas cidades no mundo – no Brasil, apenas a cidade de São Paulo havia conseguido firmar o acordo. “É um prazer e uma honra estabelecer essa união com a Prefeitura de Cuiabá, pois entendemos que a capital tem se tornado uma cidade liderança, por meio do projeto dos 300 anos, impactando de forma positiva a sociedade cuiabana, através da educação, que é um pilar fundamental no mundo”, pontuou o diretor.