A tecnologia empregada eficazmente como ferramenta de aprendizado e a introdução da cultura maker na sala de aula fizeram com que o projeto educacional UNOi, presente no México, no Brasil e na Colômbia, fosse reconhecido pela organização internacional HundrED como uma das 100 iniciativas mais inovadoras e inspiradoras na Educação a nível mundial.
Sediado em Helsinque, na Finlândia, o HundrED é uma instituição sem fins lucrativos, cujo objetivo é incentivar ações que visam melhorar a educação de maneira ambiciosa. Por todo o mundo, a organização pesquisa essas iniciativas no segmento K12 (ensino fundamental) para compartilhar as experiências com o resto do planeta.
A escolha do UNOi entre umas das 100 iniciativas se baseou na aplicação do sistema no México, onde funciona há oito anos e está presente em mais de 400 escolas. No Brasil, são 436 escolas que adotam o projeto UNOi, abrangendo 125 mil alunos. Nos dois países, são utilizados os mesmos recursos reconhecidos pela HundrED. Anteriormente, o sistema já havia sido escolhido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como uma das 50 iniciativas educacionais mais inovadoras da América Latina.
O UNOi é uma solução educacional bilíngue integral que atende alunos da educação infantil, a partir dos 2 anos, até a 3º série do ensino médio. O projeto está ancorado em três pilares: Metodologia, Recursos impressos e digitais e Ambientes de aprendizagem. O projeto educacional completo conecta em rede todos os atores do processo (alunos, professores, escolas, famílias) por meio de ambientes, recursos de aprendizagem e metodologias. Os espaços propostos nada se parecem com as tradicionais salas de aula que nos acostumamos a ver. Em vez disso, buscam promover a criatividade e o protagonismo dos estudantes por meio da cultura digital e da cultura maker.
Além dos recursos tecnológicos utilizados em sala de aula, o projeto UNOi tem como princípio difundir, através das atividades maker integradas aos recursos de aprendizagem, a filosofia do “faça você mesmo” e de que qualquer pessoa é capaz de consertar, modificar e construir seus próprios objetos. Tal cultura maker é a responsável por impulsionar a inovação em empresas, serviços e projetos sociais.
“Estamos focados em projetar experiências de aprendizado nas quais a tecnologia traz o mundo para a sala de aula e permite que o que acontece na escola afete o mundo”, diz José Henrique del Castillo Melo, Diretor Geral do UNOi educação.
Em sua apresentação, a HundrED menciona que o mundo está em constante mudança e que a tecnologia gera oportunidades exponenciais para o design de ambientes de ensino. Desta forma, surgem nova maneiras de aprender e desenvolver competências importantes para a vida. O UNOi está focado em trabalhar junto com as escolas para desenvolver “não apenas melhores alunos, mas também melhores seres humanos”.