Ícone do site Revista Direcional Escolas

Museu do Ipiranga lança série digital Encontro com Acervos

Série audiovisual apresenta ao público itens do valioso acervo do Museu que irão compor as novas exposições em 2022; resultados de pesquisas da instituição, filmes trazem entrevistas com historiadores, animações gráficas, imagens de época e conteúdos sobre a reforma do Edifício-Monumento

A cada dia mais perto de sua reabertura, o Museu do Ipiranga pretende trazer um prenúncio do que o público irá encontrar em 2022 com o lançamento da série audiovisual Encontro com Acervos. Realizados durante a pandemia, os vídeos trazem alguns objetos que estarão em destaque nas novas exposições. Por meio de entrevistas com historiadores, além de recursos gráficos, fotos e documentos de arquivo, a obra apresenta de forma lúdica e didática peças que falam de diferentes contextos históricos do Brasil. Complementando o conteúdo, os vídeos trazem informações sobre as obras de reforma e ampliação do prédio histórico.

No primeiro episódio, lançado no dia 31 de março, o historiador José Rogério Beier apresenta “o computador compacto mais antigo do mundo”: o astrolábio. Este exemplar de bronze, pertencente ao século 19, reunia funções como precisar a localização geográfica a partir das estrelas, definir a hora e intervalos de tempo, bem como medidas, tanto para alturas quanto profundidades. Em 2022, o astrolábio será exibido na exposição Territórios em Disputa, com uma cópia em resina disponível para manuseio do público, contribuindo para a acessibilidade da mostra. Assista aqui!

Sempre às quartas-feiras, às 18h, a série traz ainda episódios sobre uma chocadeira movida a querosene, de 1923, e o que ela traz de informação sobre os interiores domésticos deste período; diferentes peças de louça da primeira metade do século 20, e um pouco da história desta indústria no Brasil; e uma moldura em madeira de 1904, usada no retrato fotográfico em tamanho natural de Santos Dumont, para a Exposição Universal em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos. O objeto nos revela informações tanto sobre a história de vida do inventor quanto sobre a política externa do país na época.

Criada em 2017, a série de palestras Encontro com Acervos acontecia mensalmente, no auditório do Museu, e apresentava as diferentes linhas de pesquisas realizadas no acervo do Museu do Ipiranga. Com um público assíduo e transmissão via USP TV, os encontros presenciais ampliavam o conhecimento sobre os acervos, contribuindo para a disseminação da produção acadêmica da instituição. Agora, em sua primeira versão digital, a série tem produção da AWA Criativa e pós-produção da Criollo Filmes.

Programação Encontro com Acervos
Sempre às quartas-feiras, às 18h, via YouTube

31/03
Episódio 1: Astrolábio
Com José Rogério Beier

07/04
Episódio 2: Chocadeira
Com Maria Eugênia Ferreira Gomes

14/04
Episódio 3: Louças
Com José Hermes Martins Pereira

21/04
Episódio 4: Moldura
Com Rogério Ricciluca Matiello Félix

Museu do Ipiranga – USP
Fechado desde 2013, o Museu do Ipiranga é sede do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, e seguiu em atividade com eventos, cursos, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. As obras de restauro, ampliação e modernização do Museu são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura. A gestão do Projeto Novo Museu do Ipiranga é feita de forma compartilhada pelo Comitê Gestor Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu Paulista e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP). As obras se iniciaram em outubro de 2019 e a expectativa é que seja o museu seja reaberto em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil. Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.org.br .

O edifício, tombado pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, foi construído entre 1885 e 1890 e está situado dentro do complexo do Parque Independência. Concebido originalmente como um monumento à Independência, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado, criado dois anos antes, sendo o museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país. Está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

As obras do Novo Museu do Ipiranga são financiadas via Lei de Incentivo à Cultura.

Patrocinadores e parceiros: BNDES, Fundação Banco do Brasil, Vale, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Banco Safra, Honda, Postos Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados e Atlas Schindler.

Sair da versão mobile