O que será do futuro? Plataforma reúne propostas de crianças para um futuro melhor

Estudantes dos Colégios Maristas de São Paulo, Goiás, Brasília, Santa Catarina e Paraná criam projetos com foco em solidariedade, diálogo e colaboração

Partindo da pergunta “o que vai ser do futuro?”, milhares de estudantes de diferentes unidades dos Colégios Maristas, com idades entre 6 e 11 anos, chegaram às mais diferentes soluções para responder a essa questão. Os resultados foram compartilhados durante o 3º Fórum com Crianças, evento on-line promovido pelos Colégios Maristas, que ocorreu ao final do mês de outubro envolvendo participantes de quatro estados diferentes e Distrito Federal.

O objetivo foi partilhar os diferentes projetos de intervenção com soluções e recursos em prol das comunidades nas quais essas crianças estão inseridas. Entre as soluções propostas e realizadas estão incluídas atividades que abordam solidariedade, sustentabilidade e atitudes positivas, como mensagens de apoio a profissionais da saúde, campanhas de conscientização e arrecadação de mantimentos, entre outras.

Para o coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais dos Colégios Maristas, Tiago Franceschini da Rosa, ao refletir sobre um futuro melhor as crianças compreendem sobre a necessidade do diálogo e do protagonismo. “Com isso, percebem que existem necessidades humanas e sociais em todas as realidades, tornando-se empáticas e proativas na busca por caminhos que auxiliem a resolução de problemas do seu cotidiano”, afirma.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Colégio Marista Arquidiocesano, localizado em São Paulo (SP), Lilian Gramorelli, os projetos constituem-se de situações de aprendizagem que potencializam vivências significativas de protagonismos compartilhados. “Os alunos podem ir ao encontro das realidades apresentadas no contexto social e histórico em que vivem e pensar em soluções viáveis, criativas e promotoras do bem comum”, reforça.

Além do fórum, uma plataforma on-line foi criada para registrar os projetos com maior visibilidade construídos pelos alunos. No portal, os projetos estão separados por categorias como ColaboraçãoDiálogoEspírito de FamíliaSolidariedadeProximidade e Simplicidade, e também foi construído um espaço especial em que os internautas podem compartilhar qual o futuro que desejam.

Acesse a plataforma e saiba mais: https://maristalab.com.br/o-futuro-que-queremos/