Por Conceição Barros
Começo esta conversa, lembrando que numa das suas provocações filosóficas, o Professor Mário Sérgio Cortella, faz alguns questionamentos interessantes!
Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, ficamos insatisfeitos, parados, olhando quietos para a tela, enquanto passam os letreiros, desejando que não cesse?
– Um bom livro não é aquele que quando encerramos a leitura o deixamos um pouco apoiado no colo, absortos e distantes, pensando que não deveria terminar?
E qual seria a sensação de quem sai de uma palestra muito boa, de um encontro de educação, ou como agora se diz um excelente trabalho de formação? Pois assim foi…
Aconteceu em nossa escola na Primeiros Passos, (Vitória da Conquista/BA) na abertura deste ano letivo, um desses encontros de formação da Professora Doutora Vera Melis com as nossas professoras.
Conteúdo trabalhado?
Construção do currículo da Educação Infantil. E para torná-lo ainda mais atraente, como quem faz um prato e capricha na apresentação para tornar mais aguçado o apetite, o tema escolhido pela professora foi: SABERES, FAZERES E SABORES NA PRIMEIRA INFÂNCIA.
O trabalho transcorreu de uma forma tão científica, ao mesmo tempo tão prática, leve e interessante que ao final da formação, todos os participantes ficaram como que paralisados, absortos e distantes…
Presente ao evento participando como gestora de quase todas as explanações, pude ver, pude observar que naquela oportunidade ocorreu exatamente o que descreve o Professor Cortella: quando acabamos de ler um bom livro, ou, de ver um bom filme.
Diante das colocações e tensões vivenciadas, no final do curso, as nossas professoras sentiram-se como que insatisfeitas ou mesmo incompletas… (depoimento de algumas)
Naquele trabalho sobre a construção do currículo na educação infantil, não foram oferecidas normas, prescrições, ou mesmo como se costuma dizer receita pronta!
Mostrava sim de forma bastante técnica os ingredientes, e, o trato com eles.
Diz o professor Rubem Alves, que o “escritor não escreve para comunicar saberes. Escreve para comunicar sabores”. Pensamos que, o professor diferentemente do escritor, tem que fazer o saber com sabor!!
Estavam ali pois, fazendo ciências juntas, a professora Vera Melis ministrante e as professoras participantes. Pensando juntas todas elas, que o saber quando bem preparado e degustado tem sabor sim!
A professora refletia e reforçava para as participantes, pois não era o assunto novidade para nenhuma delas, já que todas são graduadas, com prática na docência, que, as crianças na faixa etária dos 2 aos 6 anos, e nas seguintes, precisam de saber com sabor, aprender com prazer, até porque, a aprendizagem é cognitiva, mas, tem um forte componente emocional!
Desta forma, iniciou-se o ano letivo de 2017 no Centro de Educação Infantil Primeiros Passos com o SABOR DO SABER.