A transformação digital da educação acelerada pela pandemia do novo coronavírus e todos os desafios que trouxe para o setor muda não apenas a forma como escola se organiza, mas, principalmente, a maneira como o professor atua. É preciso, portanto, haver um entendimento sobre os impactos da tecnologia no cotidiano educacional para repensar práticas, adaptar metodologias e, assim, conseguir melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Os educadores que estão em busca de se aprofundar nas abordagens de design e transformação para inovar, identificar e resolver problemas de educação encontrarão essa oportunidade durante a II Jornada Bett Online, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de maio. O tema central “Transformação Digital e Humana na Educação” norteará os três macrotemas — ensino híbrido e metodologias ativas, saúde mental e habilidades socioemocionais e gestão de mudanças e inovação — que conduzirão palestras e workshops alinhados como trilhas de conhecimento.
Organizado pela Bett Educar, maior evento de inovação e tecnologia em Educação da América Latina, o encontro remoto e gratuito vai abordar questões do momento atual do setor e oferecer experiências de colaboração, prática e interação. Para tanto, aposta em um desenho diferenciado, com algumas atividades simultâneas, que possibilitará aos participantes se colocarem no lugar de aprendiz, como é o caso das oficinas que serão oferecidas durante a Jornada.
“O objetivo das oficinas, com seus temas atuais, é a produção de conhecimento colaborativo. É um espaço para construir conhecimento a partir das experiências dos professores sobre esses temas e tudo o que está por trás deles. É importante ouvir os educadores, que estão passando por um momento excepcional, e experimentando metodologias e inovações, além de se manterem atentos à saúde mental”, disse a diretora de Conteúdo da Bett Educar, Adriana Martinelli.
As inscrições para a II Jornada Bett Online podem ser feitas através do hotsite criado pela Bett Educar, ancorado em seu site (https://www.bettbrasileducar.com.br). Assim como as palestras, todas as oficinas serão online e gratuitas, com um número máximo de 50 participantes por atividade.
Oficinas em destaque
“Por que meus alunos não abrem as câmeras?”, terá coordenação pelo Clube Porvir e será uma oficina interativa que reunirá educadores e especialistas para debater o desafio de entender por que estudantes assistem às aulas sem abrir suas câmeras. O objetivo é pensar em estratégias de engajamento nas atividades remotas a partir de compartilhamento de experiências e estudos sobre o tema, dicas práticas e muita interação entre os participantes e convidados.
Já a oficina “Design Estratégico para mudanças em educação”, que será coordenada pelo CESAR School, propõe a oportunidade de apresentar e aplicar métodos e abordagens de design estratégico para gestão da mudança em educação com base na Teoria da Mudança. Um dos objetivos dessa oficina é o de promover uma transformação mais humana e estratégica a partir de experiências imersivas com a resolução de problemas reais.