Até que ponto as escolas brasileiras assimilam as questões relativas ao desenvolvimento sustentável e reconhecem a importância da educação para a realização da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU)? Os professores conhecem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e implementam projetos e atividades relacionadas à sustentabilidade nas escolas? Essas são algumas das perguntas que a pesquisa “Sustentabilidade nas Escolas do Brasil”, lançada pelo Instituto Significare, com o apoio da Bett Brasil e de outros agentes importantes da educação, se propõe a responder. Destinada aos/às professores/as e gestores/as de escolas públicas e privadas, o estudo tem como objetivo identificar as ações alinhadas à sustentabilidade desenvolvidas nas instituições, assim como mapear como os ODS estão integrados ao currículo e ao cotidiano da sala de aula, de forma prática. Ao responder o questionário, os/as participantes receberão gratuitamente a publicação final contendo os resultados e as melhores práticas mapeadas pela pesquisa. O questionário on-line está disponível no link: PesquisaSustentabilidade
“As respostas do questionário nos fornecerão uma visão ampla de como a discussão sobre o desenvolvimento sustentável faz parte do processo de ensino-aprendizagem no Brasil, permitindo-nos saber até que ponto os professores e as escolas estão alinhados ao tema e as ações no campo da educação endereçadas aos ODS”, comenta o professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare. O interesse desse estudo, que surgiu a partir da necessidade de se ampliar o conhecimento sobre essas temáticas no campo educacional, teve como principal impulso a constatação de que muitas práticas de professores/as inscritos/as no Prêmio Educador Transformador – uma iniciativa do Instituto Significare, Bett Brasil e Sebrae – estavam atreladas à sustentabilidade em projetos implementados da educação infantil ao ensino superior.
Os ODS são um conjunto de 17 metas globais estabelecidas pela ONU para serem atingidas até 2030, visando a construção de um mundo melhor para todos/as e desenvolvido de forma mais sustentável. Os objetivos – que também são conhecidos como “Agenda 2030” – contemplam necessidades como: erradicação da pobreza e da fome, saúde e bem-estar, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água limpa e saneamento, Energia limpa e acessível, ação contra a mudança global do clima, entre outros.