Revista Direcional Escolas – Em que estrutura as escolas devem investir para oferecer um primeiro atendimento aos alunos em casos de acidentes?
Marcos José de C. Verde – Entendo que não haja condições de montar uma estrutura completa, mas dá realizar treinamentos periódicos e simulações de acidentes para capacitar funcionários para o acionamento eficiente e um transporte rápido se necessário.
Revista Direcional Escolas – Como as escolas e suas equipes de profissionais devem proceder quando uma criança engasga, por exemplo?
Marcos José de C. Verde – Existe uma manobra específica para desobstruir vias aéreas que a equipe pode aprender a executar participando de cursos de capacitação dentro da própria escola.
Revista Direcional Escolas – E no caso de um aluno ser picado por um inseto?
Marcos José de C. Verde – O ideal nesses casos é transportar a criança para um hospital imediatamente para análise médica.
Revista Direcional Escolas – De que maneira se deve atender crianças com cortes?
Marcos José de C. Verde – Deve-se realizar o tamponamento desse ferimento, a elevação do membro lesionado, a compressão de pontos arteriais para evitar grandes sangramentos e transporte ao hospital para maiores cuidados.
Revista Direcional Escolas – E quando houver casos de traumatismos motivados por quedas?
Marcos José de C. Verde – Neste caso, é preciso imobilizar as articulações e transportar a criança para um hospital.
Revista Direcional Escolas – Quadros alérgicos e febris são muito comuns em idade escolar. Como deve ser feito o atendimento dessas intercorrências?
Marcos José de C. Verde – Neste dois casos, deve-se identificar a intercorrência e levar a criança ao hospital.
Revista Direcional Escolas – Quais são as dúvidas mais comuns que as equipes escolares de primeiros socorros apresentam?
Marcos José de C. Verde – Atendimento em casos de engasgamento, convulsão e fraturas.
Revista Direcional Escolas – Em que situações de acidentes que o primeiro atendimento costuma ser determinante?
Marcos José de C. Verde – As de emergências cardiorrespiratórias, como engasgamento, parada respiratória e cardiorrespiratória.
Por Nicolle Azevedo
Saiba+
Marcos José de Campos Verde