Com o objetivo de reconhecer práticas inovadoras de professores de todo o país, a rede Base2Edu, em parceria com a Bett Educar – maior feira de educação básica da América Latina -, lançaram no último dia 22 de julho, o Prêmio Professor Transformador durante o 6º Congresso Internacional de Educação Paulista (CIENP), em Votuporanga. Profissionais das redes pública e privada podem submeter suas práticas pedagógicas inovadoras para concorrer a viagens a congresso educacional em Londres e prêmios de até R$7 mil para os melhores de cada categoria. As inscrições podem ser realizadas em www.base2edu.com/premiobett.
O prêmio surge com a proposta de reconhecer, valorizar e divulgar boas práticas desenvolvidas por professores que estão transformando as salas de aula em ambientes criativos. Um dos diferenciais da premiação é que todos os projetos submetidos receberão parecer pedagógico da equipe de pedagogos da rede Base2Edu.
“Esperamos que o compartilhamento de ricas práticas educacionais e o aprendizado em rede ajude a catalisar uma transformação grande e sustentável na educação brasileira”, destaca a Claudia Valério, diretora de conteúdo da Bett Educar.
Podem concorrer ao prêmio, professores transformadores de todo o país, atuantes em escolas públicas e privadas nas seguintes categorias: educação infantil, ensino fundamental 1, ensino fundamental 2 e ensino médio. Todos os projetos submetidos receberão parecer pedagógico por um time de especialistas de educação, curadores e embaixadores do prêmio.
Entre os critérios de pontuação para concorrer estão a submissão dos projetos nos períodos de inscrição divulgados pela organização do prêmio. As iniciativas também devem estar alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que reconheçam a diversidade contribuindo para atingir as metas do Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Segundo Prof. Alexandre Merofa, co-fundador da rede Base2Edu, que reúne educadores transformadores, o Prêmio Professor Transformador reconhece, inspira e conecta profissionais de todo país, contribuindo para a inovação da educação e o desenvolvimento de uma sociedade mais participativa e criativa. “É importante que, desde cedo, todos tenham oportunidades de criar, de se expressar e de testar suas ideias. Acreditamos que a escola é um espaço ideal para estes exercícios, e o professor o mais completo facilitador destes experimentos”, afirma.
Para Merofa, o papel do professor hoje em dia mudou bastante, deixando de ser apenas disseminador para facilitador do conhecimento. “Não podemos aceitar que alunos passem o dia imersos em conceitos puramente abstratos, ou seja, a escuta passiva do professor em sala de aula. O mundo já não funciona assim! Fora das escolas, o universo pulsa e reclama de nós educadores, alunos críticos, criativos e prontos para um mundo imperfeito e complexo”, acrescentou.
Embaixadores e curadores de peso
O Prêmio Professor Transformador conta com um Conselho de Curadores de Conteúdo formado por especialistas em educação atuantes em empresas, universidades e órgãos públicos. Entre eles, Valesca Toledo, Subsecretária de Educação do Estado de São Paulo, e Dr. Marcos Garcia Neira, diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Além dos curadores, o prêmio conta com o crivo inspirador de ‘Embaixadores’ como o prof. Jayse Ferreira, de Pernambuco, reconhecido como um dos melhores professores do mundo segundo o Top 50, da Teacher Prize 2019, e a profa. Lília Melo, do Pará, escolhida como a melhor professora do Brasil na categoria Ensino Médio, pelo Ministério da Educação (MEC), em 2018.
Prêmio Professor Transformador
Rede Base2Edu e a Bett Educar 2019 Inscrições gratuitas pelo site www.base2edu.com/premiobett
Central de suporte ao candidato: (11) 4210-1031