A Fundação Itaú Social realizou avaliação do Programa Coordenadores de Pais, que vem sendo implementado em escolas das redes de ensino Fundamental II e Médio de Goiás desde outubro de 2013. Os resultados demonstram que o Programa é eficaz ao contribuir para a aproximação entre famílias, alunos e escolas.
A iniciativa aumentou em 6% o envolvimento das famílias com a rotina de estudos, segundo a visão dos alunos. Houve, ainda, um impacto positivo de 4% na percepção dos responsáveis sobre o acolhimento das escolas em relação às famílias.
“É um resultado alinhado aos objetivos que o Programa pretende alcançar em curto prazo: famílias mais envolvidas com o dia a dia da escola e escolas mais integradas com a comunidade”, afirma a superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann.
O Coordenadores de Pais é uma iniciativa da Fundação Itaú Social desenvolvida desde 2009 em redes educacionais brasileiras com o objetivo de estimular a participação das famílias no cotidiano escolar. Com foco na criação de elos entre a escola, a família e a comunidade, o profissional que atua como Coordenador de Pais, em geral também um membro da comunidade, desenvolve ações que auxiliam os responsáveis a acompanhar e apoiar melhor o aprendizado dos filhos. Dentre os objetivos do Programa em médio e longo prazo, destacam-se a redução dos índices de absenteísmo, evasão e indisciplina, aumento da participação dos familiares nas atividades propostas pela escola e a construção de um ambiente mais acolhedor.
Em Goiás, o Coordenadores de Pais foi implementado em outubro de 2013 em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em nove escolas da rede estadual dos municípios de Aparecida de Goiânia, Inhumas, Goiânia e Anápolis. A avaliação econômica foi realizada no final de 2014, com a iniciativa ainda em estágio piloto, a fim de gerar subsídios para o aprimoramento e expansão como política pública na rede estadual de ensino, assim como refinar a metodologia do Programa e sistematizar conhecimentos importantes para a implementação em outras localidades no País. Além de Goiás, o Coordenadores de Pais está sendo implementado na rede estadual do Espírito Santo e municipal de Santos (SP).
A avaliação considerou dados do período entre outubro de 2013 e dezembro de 2014, apurados em Grupo de Tratamento e Grupo de Controle. O primeiro reúne alunos matriculados em escolas participantes do Programa e o segundo, em escolas não participantes que possuem características socioeconômicas semelhantes às tratadas. Os indicadores que se referem à aproximação entre família, aluno e escola provêm de pesquisa de campo realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) com 710 famílias (questionários aplicados a alunos e responsáveis, separadamente).
“Avaliar dimensões tão subjetivas de maneira quantitativa foi desafiador para a equipe da Fundação Itaú Social. No entanto, não há outra alternativa caso queiramos encontrar métricas que deem conta da educação em suas múltiplas dimensões, contextos e processos das escolas – extrapolando, assim, competências específicas de disciplinas”, observa o coordenador de Avaliação Econômica de Projetos Sociais da Fundação Itaú Social, Antonio Bara Bresolin.
Programa Coordenadores de Pais (Aproximação Família-Escola)
O Programa Coordenadores de Pais é uma iniciativa da Fundação Itaú Social desenvolvida desde 2009 em redes educacionais brasileiras com o objetivo de estimular a participação das famílias no cotidiano escolar. Com foco na criação de elos entre a escola, a família e a comunidade, o profissional que atua como Coordenador de Pais, em geral também um membro da comunidade, desenvolve ações que auxiliam os responsáveis a acompanhar e apoiar melhor o aprendizado dos filhos.
Dentre as funções do Coordenador de Pais estão:
· Auxiliar na construção de estratégias de engajamento das famílias em reuniões e eventos;
· Acolher os alunos e seus familiares nos momentos de entrada, saída e nos intervalos das aulas;
· Realizar reuniões domiciliares a alunos com maior risco de evasão;
· Estimular alunos e famílias a realizarem ações voluntárias dentro da escola;
· Conectar famílias, organizações da sociedade civil e equipamentos públicos, por meio do estabelecimento de parcerias;
· Atender famílias que procuram a escola com dúvidas.
Impactos pretendidos pelo Programa:
A metodologia foi sistematizada em guias (para as escolas, para as secretarias de educação e para os Coordenadores de Pais), que auxiliam sua disseminação junto a Secretarias de Educação interessadas na implantação.
Atualmente, o Programa está sendo realizado em parceria a secretaria municipal de educação de Santos (SP) e com as secretarias estaduais de Minas Gerais e do Espírito Santo.
A Fundação Itaú Social
A trajetória da Fundação Itaú Social começa em 1993, quando o Banco Itaú criou o Programa de Ação Comunitária (posteriormente Programa Itaú Social). Sete anos depois, em 2000, o projeto ganhou maior amplitude com a instituição da Fundação Itaú Social, contribuindo com o desafio de garantir educação de qualidade às crianças e jovens das escolas públicas brasileiras.
Por meio de uma abordagem sistêmica e atuando em parceria com as três esferas de governo, empresas e organizações da sociedade civil, a Fundação Itaú Social trabalha em quatro eixos: Educação Integral, Gestão Educacional, Mobilização Social e Avaliação Econômica de Projetos Sociais.
Avaliação Econômica de Projetos Sociais – Atua para aprimorar o investimento social medindo seu impacto e calculando o retorno econômico. A área é responsável por avaliar as ações da Fundação Itaú Social e outras políticas públicas externas, além de promover a formação profissional em avaliação.
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