Você sabia que é a partir dos 2 anos que as crianças começam, de fato, a formar as primeiras frases curtas e a construir perguntas simples? Os pais logo percebem isso e começam a estimular os pequenos a se expressarem em necessidades básicas do tipo pedir para beber água, ir ao banheiro e por aí vai. Mas, você sabia ainda que esse desenvolvimento da linguagem se estende até os 5 anos? É nesse momento que a criança se expressará de uma forma ainda mais direta e clara, e muito mais intensa. Por isso, aproveitar essa fase para inserir novos vocabulários e uma segunda língua, como o inglês, é considerado muito favorável!
Se antes era um diferencial, hoje é essencial ter conhecimentos de outro idioma. Por isso, é muito importante estimular a educação bilíngue desde a primeira infância. No princípio, é comum não compreender, mas a vivência e treino frequente, potencializa a compreensão. Caso o aprendizado seja feito de maneira natural, o conhecimento não é esquecido e a criança aprende uma segunda língua da mesma forma que acontece com a linguagem materna.
E que tal então dar uma pitada mais interessante no aprendizado para que os pequenos absorvam muito mais palavras e expressões? Bom, para isso você pode incluir um esporte, mas para ter ainda mais sucesso, ele precisa ter algo diferente, mais lúdico e que realmente atraia a atenção da criança. Com essa proposta, a Little Kickers, une o ensino de idiomas através do futebol como ferramenta de ensino para a evolução dos pequenos, desenvolvendo aptidões sociais como compartilhar, trabalho em equipe, determinação e auto estima, assim como coordenação motora e agilidade.
Aliado ao esporte, ensinar o inglês será natural e aprendido de um jeito muito mais rápido e eficaz, já que a quantidade de palavras aprendidas na fase considerada primeira infância é surpreendente:
- 1 a 2 anos: as crianças aprendem, em média, cerca de 10 ou mais palavras por dia, sendo que dependendo do estimulo que ela tenha, uma palavra nova é aprendida a cada 90 minutos;
- 2 a 3 anos: com o vocabulário já bem maior, as crianças tendem a aprender mais ou menos 300 palavras nessa faixa etária. Outro detalhe importante é o início do uso de verbos e dos pronomes “eu” e “você”;
- 3 a 4 anos: são mais de 600 palavras no vocabulário infantil. Eles já conseguem falar no plural, transmitir seus sentimentos e falam frases completas de até 6 palavras;
- 4 a 5 anos: a criança já conta histórias completas, seja com a ajuda de figuras ou até mesmo com a sua memória. Vale dizer também que os pequenos falam bastante nessa faixa, e muitas palavras são ditas diariamente e aprendidas também;
- 5 a 7 anos: fase que será de grande importância para o aprendizado concreto da língua, em que a criança escreve e se comunica bastante, já tendo um domínio sobre tudo o que aprende.
A experiência do lúdico
Quem aí duvida que a fantasia desenvolve na criança a criatividade e abre espaço para que o pequeno entenda muito mais de como o mundo funciona? E potencializar isso com a inserção da prática de um esporte com um novo idioma é, com certeza, algo que não se pode deixar passar – principalmente na questão do desenvolvimento intelectual do pequeno.
Muito mais do que isso, o papel de inclusão social entra como o ponto chave de todo esse trabalho. Afinal, com a interação que o pequeno terá, ele entende que a aceitação do próximo depende muito mais de suas habilidades do que de quem ele é ou de onde veio. Não há limites para a inclusão dentro de um esporte, a prática é realmente de grande valor, até porque os primeiros anos da educação infantil serão primordiais para formar um cidadão ético e aberto a todas as possibilidades e interatividades com a comunidade em um todo.