Ícone do site Revista Direcional Escolas

Qual a importância da educação bilíngue na primeira infância?

Você sabia que é a partir dos 2 anos que as crianças começam, de fato, a formar as primeiras frases curtas e a construir perguntas simples? Os pais logo percebem isso e começam a estimular os pequenos a se expressarem em necessidades básicas do tipo pedir para beber água, ir ao banheiro e por aí vai. Mas, você sabia ainda que esse desenvolvimento da linguagem se estende até os 5 anos? É nesse momento que a criança se expressará de uma forma ainda mais direta e clara, e muito mais intensa. Por isso, aproveitar essa fase para inserir novos vocabulários e uma segunda língua, como o inglês, é considerado muito favorável!

Se antes era um diferencial, hoje é essencial ter conhecimentos de outro idioma. Por isso, é muito importante estimular a educação bilíngue desde a primeira infância. No princípio, é comum não compreender, mas a vivência e treino frequente, potencializa a compreensão. Caso o aprendizado seja feito de maneira natural, o conhecimento não é esquecido e a criança aprende uma segunda língua da mesma forma que acontece com a linguagem materna.

E que tal então dar uma pitada mais interessante no aprendizado para que os pequenos absorvam muito mais palavras e expressões? Bom, para isso você pode incluir um esporte, mas para ter ainda mais sucesso, ele precisa ter algo diferente, mais lúdico e que realmente atraia a atenção da criança. Com essa proposta, a Little Kickers, une o ensino de idiomas através do futebol como ferramenta de ensino para a evolução dos pequenos, desenvolvendo aptidões sociais como compartilhar, trabalho em equipe, determinação e auto estima, assim como coordenação motora e agilidade.

Aliado ao esporte, ensinar o inglês será natural e aprendido de um jeito muito mais rápido e eficaz, já que a quantidade de palavras aprendidas na fase considerada primeira infância é surpreendente:

A experiência do lúdico

Quem aí duvida que a fantasia desenvolve na criança a criatividade e abre espaço para que o pequeno entenda muito mais de como o mundo funciona? E potencializar isso com a inserção da prática de um esporte com um novo idioma é, com certeza, algo que não se pode deixar passar – principalmente na questão do desenvolvimento intelectual do pequeno.

Muito mais do que isso, o papel de inclusão social entra como o ponto chave de todo esse trabalho. Afinal, com a interação que o pequeno terá, ele entende que a aceitação do próximo depende muito mais de suas habilidades do que de quem ele é ou de onde veio. Não há limites para a inclusão dentro de um esporte, a prática é realmente de grande valor, até porque os primeiros anos da educação infantil serão primordiais para formar um cidadão ético e aberto a todas as possibilidades e interatividades com a comunidade em um todo.

Sair da versão mobile