Ícone do site Revista Direcional Escolas

Sistema Ari de Sá realiza simulado do Enem com método de correção mais preciso

Aprimorada pelo Sistema, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) será aplicada para mais de 27 mil estudantes de 262 escolas pelo país

 Nos dias 13 e 14 de junho acontecerá o segundo Simulado SAS ENEM de 2015 em todo o Brasil, realizado pelo Sistema Ari de Sá para as escolas conveniadas. O simulado, que apresentará questões inéditas elaboradas por professores especialistas do SAS, neste ano, trouxe algumas novidades que fizeram com que os estudantes sintam-se ainda mais preparados para o ENEM.  Entre elas está um novo cartão-resposta remodelado para ser o mais fiel possível àquele encontrado pelos alunos no dia da prova oficial, e também um aperfeiçoamento do método para o cálculo das notas: a TRI (Teoria de Resposta ao Item) – mesma metodologia de cálculo utilizada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Esse método de correção utilizado pelo SAS foi desenvolvido em um projeto de aproximadamente seis meses, no SAS Labs – o laboratório de pesquisa e desenvolvimento do Sistema de Ensino, em São José dos Campos. Toda a inteligência por trás do cálculo de notas foi cuidadosamente analisada e implementada de forma que os resultados sejam bastante precisos e próximos às notas dos alunos no ENEM.

 A TRI permite comparar os resultados de grupos de alunos submetidos a diferentes provas, ainda que elas tenham diferentes níveis de dificuldades. Sendo assim, este método de correção avalia diretamente o aprendizado do aluno em uma escala única. Por isso, a utilização dessa teoria estatística aplicada a um simulado, por exemplo, e aliada a um bom fator de escala, permite que no Simulado SAS o aluno obtenha uma nota muito aproximada à que tirará no ENEM oficial.

 Outro diferencial do novo método é a possibilidade de um relatório de diagnóstico aprofundado da prova feito após uma semana de sua realização. Isso permite que o aluno identifique pontos positivos e negativos de seu estudo, e trace um novo plano de aprendizagem para melhorar a compreensão de alguns temas.   

Para o diretor de ensino do Sistema Ari de Sá (SAS), professor Ademar Celedônio, a forma de calcular o resultado da TRI é bastante complexa. Ela não afere o número total de acertos no teste, leva em conta a dificuldade de cada questão e a consistência do desempenho do aluno na resolução, mas o importante é o candidato entender o lado pedagógico, a informação do que é preciso melhorar a partir da nota obtida no simulado.  “Em um grande exame com tantos participantes, estar bem preparado em todas as disciplinas é fundamental. Conhecer bem os processos de correção conta muito para uma boa nota. A TRI é um método muito justo, porque valoriza com fundamento estatístico a coerência da relação de erros e acertos.”, avalia Celedônio.

Nesta segunda edição do Simulado SAS ENEM, os estudantes ganham um reforço para complementar os estudos: as 180 questões da prova simulada serão corrigidas e comentadas por professores do SAS em vídeo e disponibilizadas no SAS TV (http://www.sastv.com.br/). 


“Esse recurso, das questões corrigidas e comentadas, agregará ainda mais para nossos alunos que realizam o simulado. É importante oferecer isso para eles por que assim será possível que eles tirem as dúvidas nas questões que não entenderam ou tiveram dificuldade na resolução. E isso garante resultados ainda melhores na prova oficial”, ressalta professor Ademar.

Sair da versão mobile