Uma geração que vive no cotidiano lidando com a tecnologia, não podia ser diferente na escola. O interesse melhora quando o aluno tem uma lousa digital em sala de aula, a motivação para aprender ascende a cada clique que o aluno dá no teclado, por onde ele viaja num universo infindo de conhecimento nas diversas áreas do currículo. Interagir com vídeos, animações e diversas multimídias (educativas) só vai ser possível se o agente educacional, o professor, usar de uma metodologia que seja condizente com as tecnologias a seu dispor em favor do aprendizado.
Ao professor devem ser oferecidas as capacitações que atendam ao uso das tecnologias em sala de aula ou laboratório de informática. Este é um programa contínuo que cada escola precisa implantar, o professor deve deixar de ser analógico ( a despeito de sua formação) e ser um professor digital, que esteja “antenado” com as novas ferramentas tecnológicas, principalmente a internet.
Conhecimento, conteúdo, multimídias, jogos educativos, softwares serão aliados se dispostos em uma metodologia que aponte para o que a geração Z quer. Ter um tablet para cada aluno na carteira é sala de aula do futuro? Uma videoteca com milhares de títulos é acervo tecnológico educacional? Softwares e outros recursos tecnológicos dão credibilidade ao ensino? Sem dúvida alguma, todas essas perguntas poderiam ser respondidas de forma afirmativa. Mas…e qual a metodologia aplicada? Transformar o conhecimento num aprendizado interativo usando a tecnologia dentro da escola é o grande desafio não do futuro, mas do presente.
Desde março de 2010, o Portal da Educação Adventista (www.educacaoadventista.org.br) está oferecendo ferramentas tecnológicas que contribuem para ampliar as possibilidades de comunicação e do ensino/aprendizagem. São publicações diárias, em sete canais – Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Superior, Educadores e Família, que alcançam quase dois milhões de visualizações de páginas em meses letivos, com a participação de alunos, familiares, professores e funcionários das escolas adventistas, além da audiência de pessoas simpatizantes aos conteúdos publicados.
A interatividade acontece através dos diversos recursos disponíveis, como as mais de 400 multimídias – jogos educativos, quizzes, infográficos, animações, e também em conteúdos com vídeos, ilustrações, enquetes, blogs e nas redes sociais. Os alunos participam através dos comentários, expõem as suas opiniões ou dúvidas e uma equipe especializada acompanha e atende as necessidades. Diariamente comprovamos que ter tecnologias em sala de aula torna as aulas mais dinâmicas, e através da internet, os alunos e familiares têm uma extensão da escola em sua casa proporcionando um rico aprendizado.
A Rede Adventista de Educação é mantida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e está presente em mais de 150 países com aproximadamente 1,5 milhão de alunos. Só no Brasil são mais de 300 unidades escolares que oferecem da Educação Básica à Pós-Graduação, além de 15 colégios em regime de internato. No portal de educação, são 110 mil usuários cadastrados, 2 mil blogs de professores, mais de 300 sites integrados e quase 2 milhões de visualizações de páginas nos meses letivos.
Por Helen Candido e Kenia Amazonita*
*Helen Candido
Publicitária, Técnica em Processamento de Dados e Especialista em Administração de Empresas. Responsável pelo Portal da Educação Adventista.
@helencandido
*Kenia Amazonita
Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional e Pedagogia Empresarial. Coordenadora pedagógica e de conteúdo do Portal da Educação Adventista.
Contato: kenia.amazonita@cpb.com.br