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Sustentabilidade: “A educação tem um papel fundamental nesse processo”, indica professor da IBE-FGV

No Brasil foi instituída a Semana Nacional do Meio Ambiente, de 1º até 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial. Por todo o país houve celebrações e ações com mensagens de conscientização. Em lembrança à data, o diretor de Sustentabilidade do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Regional Campinas e professor da IBE-FGV, Luiz Fernando Bueno, faz um alerta. “É preciso fazer uma reflexão. Nós estamos impactando o meio ambiente diariamente. Todo ato de consumo gera impacto. Assim, é hora de pensar: que impacto eu estou causando? E entender que as mudanças começam em casa e devem acontecer todos os dias”, diz.

A política nacional de resíduos sólidos, que transformou o lixo, que sempre foi um problema, em insumo, é um bom exemplo. Por isso, o professor convoca as pessoas a pensarem no meio ambiente todos os dias, em suas famílias, empresas, na rua, em qualquer lugar. “A educação tem um papel fundamental nesse processo. Tudo o que precisamos está na educação em valores”, ressalta. Para Bueno, a mensagem que fica é: lembre-se de reduzir o impacto ao seu meio. “E somos nós mesmos quem vamos pagar essa conta”, analisa.

Segundo Luiz Bueno, onde jogar o lixo fora deve ser uma constante preocupação. “Estamos juntos, no mesmo barco, então devemos remar juntos e na mesma direção. Ainda me espanto ao ver que a sustentabilidade é vista apenas como um custo dentro das organizações. Há um estudo que revela que nós seremos a sexta geração de humanos a ser eliminada da face da Terra. É preciso acordar. O planeta está avisando que já não adianta salvá-lo, agora é hora de salvar-se a si mesmo”, conclui.

SUSTENTABILIDADE EM FORMAÇÃO

Para ampliar o olhar sobre o tema, conversamos com a coordenadora pedagógica Adriana Fantini, da Cycle International School (SP). Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Revista Direcional Escolas: Qual a importância da educação sustentável?

Adriana Fantini: Nos dias de hoje, é preciso que cada indivíduo tenha a consciência de que é necessário se preocupar e cuidar de si e do meio ambiente no qual se vive. E, para isto, devemos estar atentos a cada atitude e repensar a forma como se vive, considerando o outro também. É importante contribuir com a formação do indivíduo, quebrando paradigmas, oferecendo modelos de práticas alternativas exemplares, cotidianas e essenciais, para elevar a consciência de toda a comunidade escolar com relação e ao desenvolvimento de responsabilidades, sociais e nas práticas cotidianas.

Revista Direcional Escolas: Você acredita que a questão ambiental deve ser trabalhada diariamente e não só em datas comemorativas ou eventos esporádicos?

Adriana Fantini: A questão ambiental deve estar integrada às práticas cotidianas da escola, este é o jeito mais eficaz de desenvolver o aprendizado necessário sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Revista Direcional Escolas: Existe alguma idade específica para começar a trabalhar a questão ambiental no ensino?

Adriana Fantini: Não, o que é preciso para as crianças pequenas é ter o adulto como referência.

Revista Direcional Escolas: Existe algum projeto na instituição escolar com o mote sustentável? 

Adriana Fantini: Em virtude da proposta UNESCO, para que em 2017 adotemos um calendário que aponte para o “Ano Internacional do Turismo Sustentável”, a comunidade escolar na Cycle International School, resolveu de forma coletiva e muito natural que lançará mão desta ação de “visitar outros locais” ou “praticar turismo”, para fortalecer o entendimento e aceitação do “outro/diferente”, desenvolvendo o respeito pelo “alheio” e o conceito de que o “mundo é cada vez mais global e interativo”, inclusive e principalmente do ponto de vista dos impactos e da sustentabilidade ambiental.

Acreditamos que é preciso formar as bases para o desenvolvimento de personalidades mais “cosmopolitas” em nossas crianças, para que sejam facilitadas futuras ações de “entendimento mútuo, paz e segurança”, mediante o respeito que se pode desenvolver a partir do conhecimento e busca da compreensão de outros “valores culturais e da diversidade”. Acreditamos sobretudo, que qualquer prática de proteção ambiental voltada para o “enfrentamento das mudanças climáticas”, que é o foco mais duradouro na Cycle International School, só poderá ser eficaz e eficiente se tratado com perspectiva internacional.

Tendo em vista que o público alvo é distribuído entre crianças de um à seis anos, serão desenvolvidas atividades distintas, também distribuídas dentro destas seis categorias, contudo, cada atividade paralela cruza um eixo transversal, nascido de uma concepção mais vertical e integrada, que a coordenação da escola estabeleceu de forma participativa, através de reuniões moderadas, onde as educadoras puderam discutir, amadurecer e mesclar ideias, gerando uma proposta central e coletiva, que buscará principalmente fazer uma abordagem, ampla e de fácil assimilação infantil, a respeito da sustentabilidade;

Revista Direcional Escolas: Qual a visão do colégio com relação à sustentabilidade?

Adriana Fantini: Um ambiente sustentável é aquele que as ações se apoiam no cuidado com as pessoas, a Terra e os recursos naturais, portanto nossas práticas precisam estar alinhadas com este pressuposto.

Cremos que a criança se desenvolve física, intelectual e socialmente, na medida em que conhece e explora o mundo ao seu redor. Este é um processo construtivo de duplo aspecto: o da atividade do indivíduo e o das interações que ele estabelece; pois dentro desta ótica, o ser humano constrói sua individualidade através da relação com o outro, em virtude de múltiplas interações com o meio, na presença de outros indivíduos e/ou objetos (sócio) culturalmente definidos e inseridos.

Tendo em vista esta realidade, temos o propósito básico de oferecer “ferramentas” às crianças para que as mesmas desenvolvam novas competências sociais, que às permitam “imprimir sua marca no mundo!“, adotando três conceitos básicos, para a formação do indivíduo (e transformação do mundo): combate ao consumismo e a degradação ambiental, o ser humano precisa compartilhar e produzir é importante.

Revista Direcional Escolas: Há a participação dos pais ou da comunidade escolar em debater as preocupações e cuidados com o meio ambiente?

Adriana Fantini: A Cycle adota algumas medidas no cotidiano escolar, baseada no tripé da sustentabilidade: ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável, que são apresentadas e envolvem a participação dos pais.

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