Ícone do site Revista Direcional Escolas

Três dicas de gramática para um bom texto

Não é de hoje que profissionais de diferentes formações e níveis se deparam com dúvidas de gramática ao redigir e-mails e relatórios, entre tantos outros textos educacionais e empresariais. Para não errar mais, a Prof. Dr. Vivian Rio Stella, sócia-fundadora da VRS Cursos, preparou 3 dicas rápidas de gramática.

Confira!

1. Horário e uso da crase 
a. quando for horário definido e intervalo de horas, usa-se crase: às 10h, à tarde; das 10h às 11h30.
b. Quando houver preposição antes do horário, não se usa crase: reunião adiada para as 11h, palestra irá até as 12h30.

2. Vírgulas: não dependem de respiração, mas de regras
a. Não se separa sujeito, verbo e complemento, isto é, informação central da frase: os processos devem ser cumpridos segundo as normas; é preciso que sejam seguidos os procedimentos de segurança.
b. Usam-se mais vírgulas “casadas”, isto é, duplas para iniciar e encerrar uma informação complementar na frase: esses processos, definidos em reunião realizada ontem à tarde, devem ser cumpridos;
c. As vírgulas aparecem antes de conjunções “mas”, “pois” (e não depois): isso não será aceito, pois infringe as normas da empresa; você pode apresentar essa ideia, mas terá que ser muito persuasivo para que ela seja aceita.

3. Concordância verbal
a. Regra geral é variar o verbo de acordo com o sujeito: os projetos (sujeito) serão (verbo) avaliados na segunda-feira.
b. Cuidado com sujeitos longos e os que são escritos após o verbo: economistas e investidores do mundo todo (sujeito longo, com termos no plural) temem (verbo no plural) uma recessão mais longa do que a inicialmente prevista; foram enviadas (verbo no plural), ontem, as planilhas (sujeito após o verbo, com termos no plural) a todos os membros da equipe (é comum encontrar essa frase redigida assim: foi enviada, ontem, as planilhas).
c. Verbo haver com sentido de existir não deve ser redigido no plural: houve muitos problemas, havia muitas discussões.

Sair da versão mobile