Ícone do site Revista Direcional Escolas

Três passos que podem ajudar na escolha da profissão

Autora afirma que é necessário ficar atento às principais afinidades

Com o início de inscrição para os principais vestibulares (UFRGS, UFPR, ITA, PUC, Fuvest, Unicamp, etc),  a escolha da profissão se torna um problema para alguns estudantes. Por onde o jovem vestibulando, que passa por todos os tipos de pressões de estudo e da família, deve começar para descobrir qual profissão seguir, ou seja, onde irá encontrar satisfação profissional?

O vestibular é uma ocasião que provoca fortes emoções para a maioria dos jovens e não é apenas devido ao conteúdo que deve ser guardado até o dia da prova. Esse momento tem grande influência na vida futura dos estudantes, o que pode gerar medos, ansiedade e dúvidas.

Alguns dizem que trabalhar com o que gosta é uma sorte. Muitas pessoas se conformam com a imposição de que devemos trabalhar por dinheiro, apenas para garantir o sustento ao final do mês.

Contudo, conseguir viver do próprio dom, ou seja, daquilo que proporciona o desenvolvimento de todo seu potencial e te faz feliz é um sonho que pode ser vivido.

“Somos induzidos a ter dinheiro e sucesso através de uma ocupação, e muitas vezes abandonamos algo que temos de especial quando escolhemos nossos caminhos profissionais, sem levarmos em conta a dádiva que recebemos ao nascer”, declara Dominique Magalhães, produtora cultural e a autora do livro “O que falta para você ser feliz?”. De acordo com a escritora, para descobrir o nosso dom, é necessário passar por algumas etapas: