Quem está finalizando o ensino fundamental sabe que é preciso começar a se preparar o quanto antes para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)! As provas acontecerão dias 5 e 6 de novembro. Entre as disciplinas testadas, língua inglesa é uma das que mais preocupa os estudantes. Para os que estão em plena preparação, a coordenadora de inovação pedagógica da Seven Idiomas, Michelle Perego, e o senior assessment manager de Cambridge English no Brasil (departamento da Universidade de Cambridge dedicado à certificação internacional de inglês), Alberto Costa, indicam qual caminho seguir para conquistar uma boa pontuação na prova de inglês.
01 Aprenda a interpretar textos
De acordo com a especialista, o principal desafio do teste de língua estrangeira é a interpretação de texto e, para se dar bem nesta prova, o aluno deve se dedicar cem por cento à leitura. Prestar muita atenção ao texto é o melhor caminho para se fazer uma boa interpretação, mas isso também não é suficiente quando as provas trazem textos mais alternativos, como poemas, charges, quadrinhos, notícias e até letras de música. Para se habituar, Costa sugere um exercício prévio à prova. “Procure letras de música na internet, entre em sites de notícias internacionais e busque pequenos contos no idioma para ler e, ao final, escreva um resumo sobre o que entendeu da mensagem chave”. Estes diferentes gêneros textuais aparecem com frequência nas provas e trazem graus diferentes de dificuldade. ‘‘No caso dos quadrinhos e charges, quando estiver com a avaliação em mãos, o aluno deve saber relacionar a ilustração e o texto. Já em poemas e letras de música o desafio pode ser maior, pois muitas vezes o estudante precisará identificar figuras de linguagem, que serão essenciais na interpretação,’’ explica Michelle. Uma dica da especialista é o aluno procurar não “travar” em trechos difíceis ou palavras desconhecidas. O ideal é sempre fazer uma primeira leitura completa, para identificar a temática base do texto, depois repetir o processo de forma mais detalhada e, aí sim, relacionar o assunto a fotos, ilustrações e figuras de linguagem que possam estar presentes. A leitura do contexto geral ajuda o estudante a ir relacionando termos e identificando o significado de uma palavra ou de expressões.
02 Gramática sem “decoreba”
Quando o assunto é gramática, Michelle alerta que ela não é cobrada de maneira direta, com questões do tipo: qual é o passado do verbo take? Ela afirma que, mais do que conhecer as regras gramaticais, o exame espera que o estudante saiba aplicá-las, e não apenas decorá-las como tempos atrás. ‘‘A gramática é vista como um instrumento para interpretação dos textos, tanto é que os enunciados das questões são em português, para que se garanta que o que está sendo testado é de fato a compreensão do texto e não o conhecimento memorizável’’. Desta forma, mais uma vez, entender o contexto das frases, faz toda a diferença para quem quer se dar bem em gramática.
A sugestão do especialista de Cambridge English, Alberto Costa, para o melhor entendimento sobre o uso de pronomes, sufixos, prefixos, conjunções, verbos, expressões idiomáticas, voz ativa e passiva, discurso direto e indireto, frases condicionais entre outros pontos é praticar escrevendo redações sobre temas que permitam a argumentação e o uso de diferentes tempos de ação.
03 A prática leva à perfeição
Realizar testes similares aos que serão pedidos no Enem é a melhor forma de ajudar o estudante a se familiarizar com o estilo de prova. Para ajudar alunos que estão cursando o Ensino Médio, a Seven Idiomas desenvolveu, em parceria com a Cengage Learning, uma plataforma online de estudo. Nela, os estudantes têm acesso a questões de inglês de provas passadas, que servem como base para a preparação. O conteúdo aborda gêneros textuais, além de estratégias de leitura, gramática e questões complementares ao vestibular. ‘‘ O objetivo é fazer com que os nossos alunos pratiquem muito, até que se sintam mais confiantes para lidar com a prova de inglês do Enem’’, finaliza Michelle Perego. Outra dica é buscar sites que fazem simulados do ENEM, como o da Fundação Lemann, no endereço: www.fundacaolemann.org.br/hora-do-enem/ ou até mesmo usar as atividades desenvolvidas por centros de certificação internacionais para exames de proficiência.
04 Tudo em inglês
Algo mais simples do que as dicas anteriores, mas também eficiente para que seu cérebro comece absorver mais palavras no idioma, a dica é mudar todos seus aparelhos eletrônicos, e-mail, redes sociais etc, para o inglês. “Nós passamos grande parte do nosso dia conectados e, ao adotarmos essa simples postura, estaremos expostos por mais tempo ao idioma e em situações cotidianas, que nos ajudam a relacionar as ações ao vocabulário. Com isso, crescem as chances de gravar na memória palavras que tem dificuldade”, detalha Costa.
Fique atento!
- É importante não deixar o estudo de inglês para a última hora;
- Uma língua não se aprende em meses, mas sim em anos;
- Comece a estudar inglês pelo menos três ou quatro anos antes do ENEM.
Sobre a Seven Idiomas
A Seven Idiomas é uma rede de franquias de cursos de inglês e espanhol, presente no estado de São Paulo. Foi fundada em 1987 e adotou formato de franquia em 1995. A Rede Seven Idiomas oferece cursos nas unidades, em empresas, colégios, além de serem autorizadas a aplicarem o Exame Cambridge English (proficiência em inglês). Com 80 mil alunos matriculados desde sua fundação, a Seven Idiomas oje busca expandir em cidades do interior paulista e Rio de Janeiro (capital).
SOBRE A CAMBRIDGE ENGLISH
Cambridge English Language Assessment é o departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge especializado em certificações e avaliação da língua inglesa com um amplo portfólio, estruturado em níveis, para diferentes públicos e objetivos. Com mais de 100 anos de tradição e atuando em mais de 130 países, os certificados Cambridge English são reconhecidos internacionalmente por mais de 20 mil instituições, empresas e órgãos governamentais no mundo todo. O departamento conta com os melhores especialistas na área de avaliação linguística, que se dedicam ao desenvolvimento e ao controle de qualidade dos exames Cambridge English. No mundo todo, mais de 5 milhões de pessoas prestam os exames anualmente.