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A ARTE DA COMUNICAÇÃO – PARTE 1

Formas de comunicação

Existem quatro tipos de comunicação amplamente discutidos por especialistas. Considero que três deles – a comunicação passiva, agressiva e passivo-agressiva – quando utilizados em excesso ou fora de contexto, podem ser prejudiciais para a forma mais importante de comunicação: a assertiva.

Teste: A intenção não é classificar seu estilo de comunicação de forma fixa, pois tendemos a transitar entre diferentes estilos conforme a situação e necessidade. O objetivo deste exercício de autoavaliação é verificar sua tendência predominante de comunicação. Preencha com um “X” as questões abaixo e veja em qual coluna você marcou mais respostas: A, B ou C.

 

A   B   C  
Muitas vezes, costumo dizer “sim”, mesmo com vontade de dizer “não”.   Costumo falar gritando.   Costumo fazer piadas sarcásticas, uso brincadeiras com tom irônico e dou indiretas.  
Realizo trabalhos que deveriam ser feitos por outras pessoas.   Uso palavras agressivas.   Tenho a tendência de culpar os outros pelos meus problemas.  
Tenho dificuldade em me posicionar em uma discussão.   Interrompo as pessoas no meio da conversa.   Fico emburrado quando sou contrariado.  
Tenho dificuldade em pedir ajuda.   Costumo ser muito crítico e controlador.   Mesmo tentando disfarçar, fico de mau humor e contribuo para piorar o clima do local.  
Evito realizar feedbacks negativos.   Sempre comparo uma pessoa com outra.   Tenho dificuldade em manter contato visual com a pessoa com quem estou com raiva.  
Eu me preocupo demais com o que as pessoas pensam de mim.   Não costumo levar desaforo para casa.   Viro os olhos e suspiro quando não estou de acordo.  
TOTAL   TOTAL   TOTAL  

 

 

Passiva O que fazer?
Você tem dificuldade em expressar seus sentimentos e pensamentos, o que bloqueia sua comunicação e reprime suas emoções. Isso pode resultar em doenças psicossomáticas, como depressão, síndrome do pânico, ansiedade, além de descontrole emocional, como explosões de raiva. ·    Reconheça a sua predominância.

·    Perceba quando você se desvaloriza. Comece frases com “Eu” para expressar sentimentos.

·    Seja direto.

·    Estabeleça e deixe claro os seus limites.

·    Entenda que conflitos são normais e podem ser saudáveis.

·    Não busque aprovação constante de todos.

·    Valorize suas opiniões e necessidades.

·    Aprenda a dizer “não”.

·    Considere fazer terapia.

 

Agressiva O que fazer?
Você costuma não aceitar críticas, tenta impor sua opinião sobre as dos outros e tem dificuldade em demonstrar empatia. ·      Reconheça o seu comportamento.

·      Identifique o que deixa você agressivo e inseguro.

·      Respire fundo e faça pausas antes de reagir. Conte até dez.

·      Coloque-se no lugar dos outros.

·      Expresse-se de forma clara e respeitosa, focando em soluções.

·      Não compare e nem foque demais nas falhas.

·      Escute as opiniões divergentes.

·      Peça feedback.

·      Considere fazer terapia.

 

Passivo-agressiva O que fazer?
Você tem dificuldade em manifestar suas opiniões e sentimentos, mas não consegue se controlar e acaba utilizando artifícios de linguagem. ·      Reconheça o seu comportamento.

·      Expresse seus sentimentos de forma clara e direta.

·      Use uma linguagem neutra e direta, sem ironia e sarcasmo.

·      Aprenda a dizer “não”.

·      Aborde os problemas sem procrastinar ou sabotar.

·      Valorize suas opiniões e pratique em pequenas interações.

·      Peça feedback.

·      Procure apoio profissional.

 

Reconhecer suas dificuldades de comunicação é o primeiro passo para alcançar a assertividade. Esse estilo permite expressar opiniões, sentimentos e necessidades de forma clara e respeitosa. A comunicação assertiva promove relacionamentos saudáveis, reduz conflitos e melhora a autoestima, com clareza, respeito e confiança.

 

A conexão da psicologia com a comunicação positiva

No livro “Felicidade Autêntica”, Martin E. P. Seligman, diretor do Centro de Psicologia da Universidade da Pensilvânia e criador do conceito de Psicologia Positiva, afirma que as crianças aprendem de maneira mais eficaz e saudável quando são incentivadas pelo reforço positivo. Ele destaca que abordagens baseadas em elogios, reconhecimento e encorajamento promovem autoconfiança, bem-estar emocional e motivação para aprender.

A comunicação positiva desempenha um papel essencial nesse processo, pois é através dela que os alunos expressam seus sentimentos e opiniões, fortalecendo os relacionamentos. A empatia e o respeito são fundamentais para interações saudáveis. Em situações de conflito, a comunicação positiva promove soluções construtivas e reduz tensões. Além disso, uma linguagem encorajadora reforça o otimismo, reconhece os sucessos e motiva, criando um ambiente que valoriza o bem-estar e a felicidade.

Uma das formas mais poderosas de comunicação positiva é o elogio. Ele aumenta a autoestima, motiva a repetição de comportamentos positivos, fortalece relacionamentos e promove a produtividade. Além disso, o elogio gera um impacto emocional positivo, melhorando o bem-estar e criando um ambiente mais construtivo e saudável.

As pessoas reagem de maneiras diferentes. Algumas são mais suscetíveis a determinados estímulos positivos em comparação a outras. As formas de valorização pessoal incluem:

 

Elogio por realização Uma maneira de expressar palavras de afirmação é elogiando uma pessoa de forma específica. O elogio deve focar na conquista ou realização do indivíduo.
Foco no comportamento Reconhecer e valorizar traços comportamentais positivos, como proatividade, organização, planejamento e iniciativa, incentiva as pessoas a repetirem essas atitudes.
Afirmação do caráter Todos nós valorizamos traços positivos de caráter nas pessoas com quem convivemos, como perseverança, coragem, humildade, disciplina, integridade, paciência e bondade. O caráter vai além do desempenho e se concentra na essência do indivíduo, sendo um tipo de elogio mais profundo.

 

Exercício – Pense em uma pessoa do seu círculo de convivência — pode ser um familiar, amigo ou colega de trabalho. Anote o nome dessa pessoa. Em seguida, reflita sobre as qualidades dela e escreva, de forma breve, um elogio por realização, um elogio focado no comportamento e uma afirmação de caráter.

Depois, entregue a filipeta para essa pessoa o mais rápido possível e aproveite o momento para lhe dar um abraço caloroso!

Existem diferentes momentos, cenários e intensidades para fazer elogios, e cada forma tem um impacto distinto. Quanto mais pessoas souberem do elogio, maior será seu efeito, pois ele tende a ser amplificado, tornando-se um exemplo para os outros e ajudando a criar um ambiente mais positivo, feliz e empático.

 

1º. Afirmação pública por escrito Publicar elogios nas redes sociais, em grupos de WhatsApp ou no mural da sala dos professores. Esse tipo de elogio tem um grande alcance e impacto duradouro.
2º. Afirmação pública falada Reconhecer publicamente uma pessoa durante uma reunião ou em sala de aula, a torna uma referência admirada pelos demais, gerando um forte impacto e valorização.
3º. Afirmação por escrito Enviar um e-mail, bilhete de reconhecimento ou um elogio na prova ou trabalho. A comunicação escrita tende a durar mais e pode ser revisitada, mantendo o impacto por mais tempo.
4º. Elogio na presença de outras pessoas (de duas até pequenos grupos) Compartilhar um elogio em um grupo menor traz os benefícios do reconhecimento público, mas com uma intensidade um pouco mais moderada.
Reconhecimento pessoal individual Elogiar a pessoa individualmente cria um vínculo de confiança, empatia, respeito e admiração, reforçando a relação de maneira mais íntima e segura.

 

Atividade – Cartão Maravilha – Todos os líderes da escola preenchem o Cartão Maravilha para reconhecer bons atendimentos, trabalho em equipe, participação em eventos, ou para elogiar realizações e comportamentos positivos.

O cartão é composto por duas partes destacáveis: uma é entregue ao colaborador, e a outra é colocada em uma caixa para participar de um sorteio após um determinado período. Além de promover a cultura do elogio, essa atividade incentiva as boas práticas no ambiente de trabalho.

 

Atividade – Mapa Afetivo – Este exercício tem como objetivo cultivar o hábito de valorizar as pessoas e desenvolver a capacidade de enxergar os aspectos positivos de cada indivíduo. Siga as orientações: 

  1. Imprima o calendário disponível no RabbitPlay.
  2. Preencha os dias do mês.
  3. Anote o nome dos colaboradores da sua equipe. Se você for diretor, escolha um departamento ou grupo de professores de um segmento de cada vez.
  4. Diariamente, registre no espaço apropriado o nome da pessoa, o elogio e o motivo. Caso tenha criticado ou participado de um conflito com alguém, faça o mesmo registro.
  5. Seu desafio é garantir que cada colaborador receba pelo menos um elogio no mês.
  6. Ao final, reflita sobre quais colaboradores foram mais difíceis de elogiar e avalie o porquê dessa dificuldade.
  7. Este exercício ajuda a promover um ambiente mais positivo e melhorar as relações interpessoais.
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