Guia para Gestores de Escolas

Colunas e Opiniões

Nossos colunistas compartilham aqui todo seu know-how trazendo temas de total relevância em seus artigos, para auxiliar você, gestor escolar, a conduzir melhor todas as áreas da sua instituição de ensino, tais como: administrativo, jurídico, marketing, tecnologia, psicopedagogia, família, saúde, esporte, artes, relacionamento interpessoal, mídias digitais, liderança, neuroaprendizagem e etc.

Conteúdo sobre Colunas e Opiniões

A decadência do Ensino Superior

O corte de investimentos pelo governo federal compromete a retomada de programas estratégicos, como o de ampliação do acesso ao ensino superior. O Ministério da Educação deixou claro em 2017 que tanto os juros para estudantes que buscariam…
Leia mais...

Mochila pesada pode provocar dores nas crianças

Escoliose, hiperlordose, hipercifose, dores musculares e nas articulações, no pescoço e nos ombros são alguns dos problemas mais comuns observados nas crianças que carregam muito peso nas mochilas escolares. Itens como cadernos, canetinhas,…
Leia mais...

O que as escolas podem aprender com os samurais?

“Tenha compaixão, ajude os seus companheiros em qualquer oportunidade. Se a oportunidade não surge, saia do seu caminho para   encontrá-la”. Código Samurai  No Japão na era pré-industrial existiam um sujeito nomeado Samurai ( 侍 ) era muito…
Leia mais...

O que as escolas podem aprender com a Disney?

“É divertido fazer o impossível! Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.  Você não terá segunda chance de causar a primeira impressão.” Os parques temáticos da Disney têm várias lições para as escolas, que desejam e…
Leia mais...

As Faculdades Corporativas e a empregabilidade

Por Cesar Silva (*) Defendidos por muitos gestores e educadores do Ensino Superior, os programas de graduação voltados ao conhecimento científico, desenvolvimento tecnológico, inovação e pesquisas mantêm grande distância das demandas do…
Leia mais...

Meus sentimentos, escolas tradicionais!

Não há vida sem morte, como não há morte sem vida, mas há também uma “morte em vida”. E a “morte em vida” é exatamente a vida proibida de ser vida. (Paulo Freire)  Com a globalização os negócios, as informações, as tecnologias, os modelos…
Leia mais...

As escolas contemporâneas e suas dores

Os métodos clássicos de tortura escolar como a palmatória e a vara já foram abolidos. Mas poderá haver sofrimento maior para uma criança ou um adolescente que ser forçado a mover-se numa floresta de informações que ele não consegue…
Leia mais...

Educação Superior: muita oferta e pouca demanda

Olhar os números relativos à Educação Superior Brasileira e fazer projeções para a nova realidade após o fim da recessão exige uma análise atenta das variáveis mais básicas em economia: oferta e procura. Nos últimos dez anos, o número de…
Leia mais...

A diferença em tempos líquidos e digitais

Vivemos tempos de verdades líquidas e de inverdades multiplicadas nas redes digitais. São tempos paradoxais: por um lado, caem velhos paradigmas e novos surgem ampliando as liberdades individuais e de grupos minorizados; por outro,…
Leia mais...
Fale conosco!