A Seu Professor Empresas & Negócios deixou de ser franquia e passou a vender a plataforma de ensino online sem marca. Essa mudança barateou o custo da ferramenta, deu mais liberdade aos investidores e pretende tornar o empreendedorismo no mercado de educação algo mais popular e acessível no Brasil. A empresa é a primeira do segmento de franquias e de serviços a operar neste modelo.
O consumidor já se relaciona com a marca branca no varejo há alguns anos, por meio das marcas próprias dos supermercados. Hoje, graças ao amadurecimento, o setor de serviços está pronto para utilizar o modelo sem causar estranhezas.
Constatações:
(1) A indústria já utiliza esse modelo há bastante tempo com o nome de private label. O consumidor foi treinando ao longo dos anos a confiar nas “marcas próprias”
Dados: De acordo com a consultoria Kantar World Panel, o Brasil conquistou 500 mil novos consumidores de marcas próprias só no ano de 2015, cerca de 7,5% mais que em 2014. Muito disso porque, em média, eles costumam ser em torno de 20% mais baratos. De acordo com a ABMAPRO – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização, esses produtos já atingem cerca de 31,9 milhões de lares brasileiros. Para 2016, a expectativa da Associação é dobrar o crescimento do ano anterior, alcançando 15%.
(2) Profissionais de educação não tem o hábito de empreender, primeiro porque não são estimulados a isso e, depois, porque os investimentos costumam ser altos demais
Argumento: O reposicionamento da Seu Professor Empresas & Negócios buscar transformar o mercado de educação um ambiente mais amistoso ao empreendedorismo, dando a esses profissionais a chance de serem donos do próprio negócio. A ferramenta de ensino online, agora que opera sem marca e sem os gessos comuns às franquias, tornou-se mais barata (de R$ 50 mil passou a custar R$ 18.770) e deu ao empreendedor mais liberdade de atuação.
(3) Empreendedorismo na área de educação promete ser um negócio promissor para os próximos anos
Dados: Estima-se que cerca de 20 milhões de estudantes estejam cursando o Ensino Médio e Fundamental, além de 17 milhões de concurseiros, 8,6 milhões que farão o ENEM e mais de 800 mil estudando para passar no EJA (supletivo). Somando, chega-se a uma marca de mais de 45 milhões de estudantes em todo o país. Ou seja, quem estiver disposto a oferecer uma nova opção de ensino a esses estudantes, certamente terá êxito.
(4) 2017 promete ser um ano de mudanças para o mercado de ensino no Brasil, não só pelas propostas anunciadas pelo governo, mas principalmente pelo perfil dos alunos na sala de aula
Dados: Há alguns anos, a Sistema Firjan, órgão que engloba as cinco organizações SESI, SENAI, IEL, FIRJAN e CIRJ, organizou um estudo em todo o país cujo objetivo era prever as perspectivas do uso da tecnologia nas salas de aula nos próximos cinco anos. O trabalho que foi realizado em 2012, com previsão até 2017, reuniu 30 especialistas em educação. Ele elencou de que formas a tecnologia estaria cada vez mais presente na sala de aula e com maior papel educacional, mesmo fora dela. Os resultados não podiam ser mais “conectados”. Os próprios alunos já mostram uma forma de aprender que está ligada ao digital, à interdisciplinaridade, à interação. Essa é a característica da geração no que tange ao aprendizado. É preciso abandonar moldes do século XIX, e se atualizar.
Sobre a Seu Professor: Fundada em 2008, por um grupo de profissionais de educação de Florianópolis, a Seu Professor é uma plataforma de educação online que, além das aulas em vídeo e dos simulados, é também um professor particular virtual 24h por dia, sete dias por semana, 365 dias ao ano, capaz de tirar as dúvidas pontuais e corrigir redações.