No próximo dia 9 de dezembro, a partir das 10h , dez alunos do sétimo ano, do ensino Fundamental II, do Colégio Mater Dei, nos Jardins, realizarão a terceira coleta da água do Córrego do Sapateiro, que passa no Parque do Ibirapuera. “O objetivo é conscientizar toda a comunidade sobre a importância da despoluição do Tietê. Com o rio limpo, é possível torna-lo potável e resolver o problema da falta de água a longo prazo”, declara Sylvio Gomide, diretor da escola. A iniciativa faz parte do projeto Observando o Tietê, da Fundação SOS Mata Atlântica, que visa engajar e mobilizar a educação ambiental e gerar dados para o monitoramento do Projeto de Despoluição do Tietê.
As análises realizadas em 7 de outubro e 11 de novembro concluíram que a qualidade da água do córrego é regular. “Infelizmente, os resultados indicam que o rio Tietê está com qualidade bem longe do ideal. É a constatação de que são necessárias ações imediatas”, explica Sylvio.
Uma vez por mês, durante dois anos, os estudantes do Mater Dei analisarão a temperatura ambiente, transparência da água, se há espumas, cheiro, peixes, lixo flutuante, larvas e vermes, coliformes, demanda química de oxigênio, potencial hidrogeniônico e fosfatos. Tudo é cadastrado no banco de dados da Fundação SOS Mata Atlântica. As professoras do Mater Dei Helena Vargas, de Geografia, e Marisa Garrido, de Ciências e Biologia, coordenam as ações.
Sobre o Colégio Mater Dei
O colégio foi fundado em 1962 e atua desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. É a primeira escola do mundo a sediar o Google Learning Space. Com unidades nos Jardins e São José dos Campos, é associado ao Weducation, queengloba outras escolas tradicionais de São Paulo – os Colégios Internacional Vocacional Radial, com unidades no Jabaquara e Santo Amaro, o Internacional Ítalo Brasileiro e o Berçário Vila do Saber, ambos em Moema.
Recentemente, o Weducation uniu-se à empresa Setesys, especializada em recursos Google, com o objetivo de implantar inovações e capacitar docentes a partir dos projetos educacionais do Google para o Brasil. Assim, foi criada a Foreducation – parceira oficial do Google, para proporcionar às instituições de ensino uma nova experiência educacional. Coordenadores e professores das escolas do Weducation já participaram de programas de capacitação para aplicação das ferramentas do Google Apps em sala de aula. Durante o ano de 2014, os colaboradores viverão outras experiências Google.
No total, são aproximadamente 3,2 mil alunos, do berçário ao ensino médio e técnico, usufruindo de parcerias nacionais, como com Rede Pitágoras (Kroton), Lego Education, MindLab, Geekie e internacionais – Southern States University, Cambridge English Language Assessment, por exemplo, além de programas de imersão nos Estados Unidos, Argentina e Itália.
Integram o Weducation, ainda, a SSU International Education (unidade de negócios que administra intercâmbios educacionais no exterior), a SSU Centro de Serviços Compartilhados (unidade de negócios responsável pela gestão das instituições de ensino do grupo) e a Arena World Sports, centro esportivo e de lazer na Zona Oeste de São Paulo.