Por Giovanni Peduto
Nunca estivemos tão próximos uns dos outros. Diante da globalização econômica e da profunda transformação digital acelerada pela pandemia, já não existem limitações geográficas entre países e povos. No meio digital, as redes sociais, os aplicativos de conversa instantânea e os jogos, fomentam uma verdadeira “aldeia global”, conforme definição do teórico da comunicação Marshall McLuhan, que conecta comunidades e culturas distantes.
Esse novo mundo, multifacetado e multicultural, tem como passaporte universal o inglês: a fluência no idioma é a principal demanda da sociedade e do mercado de trabalho. Para garantir uma formação multicultural consistente, é essencial que os estudantes tenham o inglês inerente ao seu repertório linguístico, afetivo e cultural. Não se trata apenas de aprender o inglês, mas de aprender em inglês.
Neste contexto, aguardamos que o governo brasileiro aprove rapidamente as Novas Diretrizes Curriculares para Educação Bilíngue propostas pelo Conselho Nacional de Educação, a fim de padronizar e garantir uma entrega consistente para as escolas que buscam uma formação em dois idiomas.
A Cultura Inglesa já enxergava o potencial deste mercado há mais de 25 anos, quando começou a oferecer uma solução de inglês intracurricular, e está preparada para aplicar a regulamentação em referência, caso seja aprovada. Hoje, garantimos formação bilíngue seriada a todos os níveis, do Ensino Infantil ao Ensino Médio, de forma modular, com a nossa Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa. As instituições de ensino podem optar por implementar o programa com os seus próprios professores, contando com o suporte da Cultura Inglesa na formação docente, por meio da Faculdade Cultura Inglesa. Há também a possibilidade de implantar a Plataforma com nossos docentes já certificados internacionalmente.
A ferramenta também dá às escolas acesso a uma plataforma holística bilíngue, com metodologias ativas, gamificação, ênfase no desenvolvimento de valores socioemocionais e vivências culturais. Além das aulas presenciais, os alunos contam com uma Plataforma de Experiência Gamificada, que possibilita a ampliação das experiências do aluno em inglês e de suas famílias.
O programa de aprendizado bilíngue oferece uma janela de oportunidade para atualizar sistemas de ensino e qualificar a oferta de inglês ainda na educação básica. Por meio da parceria com instituições especializadas, as escolas têm acesso a excelência pedagógica, tecnologia, recursos didáticos e vivências culturais imersivas, tanto em sala de aula, como online, engajando os alunos no processo de aprendizagem e assimilação da segunda língua.
Nesse quadro, as parcerias estratégicas firmadas com escolas especialistas no ensino de línguas para a implementação da educação bilíngue, abrem caminhos para o que chamamos de “escolas do futuro”, aquelas que preparam os seus alunos para um futuro que, para bem da verdade, já começou.
Giovanni Peduto é Head de Parcerias Educacionais da Cultura Inglesa, renomada rede de escolas de inglês que opera o formato intracurricular em parcerias com instituições de ensino regular há mais de 25 anos. Peduto possui experiência de quase 20 anos no mercado educacional e no relacionamento com escolas, tendo desenvolvido, implantado e dirigido inúmeros projetos educacionais bem-sucedidos para grandes empresas do setor.